Como tratar queimaduras de sol

publicidade

Para tratar queimaduras de sol é aconselhado tomar um banho de água fria durante vários minutos para resfriar a pele e aliviar a dor. A seguir, pode-se passar um creme hidratante com efeito refrescante e calmante, como Caladryl, ou um creme à base de cortisona, como Diprogenta ou Dermazine, que se compra na farmácia.

A pasta d'água também pode ser utilizada para tratar queimaduras leves ou localizadas numa pequena região, como queimadura na boca ou nas maçãs do rosto, por exemplo.

É importante também beber muita água para reidratar o corpo, evitar o sol e usar roupas largas para aliviar o desconforto. Para combater a coceira pode-se tomar um banho frio e passar bastante hidratante nas regiões afetas, pois ao coçar a pele as bolhas da queimadura podem estourar causando mais dor.

Quando a pele começa a descascar o que se pode fazer é uma esfoliação caseira para retirar as células mortas. Basta misturar meio copo de óleo de amêndoa doce com 2 colheres de açúcar cristal e esfregar em todo corpo, com movimentos circulares, e tomar um banho a seguir. Deve-se ainda evitar a exposição solar e proteger a pele nova com um bom filtro solar.

Links úteis:

publicidade
publicidade