Cavalinha

publicidade

A Cavalinha é uma planta medicinal, também conhecida como Cavalinha-dos-campos, Cauda-de-cavalo ou Cola-de-cavalo, muito utilizada como remédio caseiro para parar hemorragias e menstruações abundantes, por exemplo.

O seu nome científico é Equisetum giganteum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

O chá de cavalinha é um ótimo diurético e por isso pode ajudar a emagrecer e a combater inchaços.

 

Para que serve a Cavalinha

A Cavalinha serve para complementar o tratamento de tuberculose, nefrite, cistite, menstruações abundantes, hemorragias nasais, hemorragias no estômago, queda de cabelo, reumatismo, gota, artrite, úlceras, frieiras e infecções urinárias.

Propriedades da Cavalinha

As propriedades da Cavalinha incluem sua ação adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, anti-hipertensiva, anti-hemorrágica, remineralizante, antirreumática, digestiva e antidiarreica.

Modo de uso da Cavalinha

A parte usada da Cavalinha é seu talo seco para fazer chá, banhos e cataplasmas, por exemplo.

  • Chá de cavalinha para problemas renais: Colocar 1 colher (de sopa) de Cavalinha em 1 xícara de água e deixar repousar por 5 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras por dia;
  • Banho para reumatismo: Colocar 3 punhados de talos secos na água do banho e permanecer megulhado na água por 5 a 10 minutos. Depois lavar a pele normalmente.

Efeitos colaterais da Cavalinha

Não foram encontrados efeitos colaterais da Cavalinha.

Contra indicações da Cavalinha

A Cavalinha está contraindicada para grávidas e lactantes, assim como para pacientes com insuficiência cardíaca ou renal.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade