Camomila

publicidade

A camomila é uma planta medicinal de nome científico Matricária recutita, conhecida popularmente também como margaça, camomila-vulgar, camomila-comum, macela-nobre, macela-galega, camomila romana, camomila germânica, que pode ser utilizada para o tratamento natural de um vasto leque de males.

Para que serve a camomila

Irritações cutâneas, resfriados, inflamações nasais, sinusite, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo, dificuldade para dormir.

Propriedades da camomila

Rica em flavonoides e cumarina, a camomila tem ação estimulante da cicatrização, anti-espasmódica e calmante.

Modo de uso da camomila

  • Inalação: acrescente 6 colheres de chá de flores da erva numa taça com 1,5 L de água fervente. Coloque o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha grande. Exponha-se ao vapor durante 10 minutos. As inalações devem ser feitas 2 a 3 vezes por dia.
  • Chá: acrescente 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila em uma xícara e adicione água fervente. Espere por alguns minutos e tome em seguida.
  • Compressa: acrescente 3-10 g de flores secas de camomila em 100 ml de água fervente. Deixar em infusão durante 5 minutos, coar e aplicar na ragião afetada com uma compressa limpa até a melhora dos sintomas.

Efeitos colaterais da camomila

Não deve ser utilizada em caso de tratamento com radioterapia, pois pode interferir na sua eficácia.

Contraindicações da camomila

O uso da camomila em inflamações oculares, sob o risco de agravar o problema original.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 13/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.