Calêndula

publicidade

A calêndula, de nome científico calendula officinalis é uma planta medicinal também popularmente de bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada, e verrucária, que pode ser utilizada para diversos fins terapêuticos.

Propriedades da calêndula

Adstringente, analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida.

Para que serve a calêndula

Acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras na mama, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações.

Modo de uso da calêndula

A calêndula é uma ótima forma combater a pele ressecada.  Essa planta medicinal pode ser utilizada nas saladas, em forma de chá e como remédio.

  • Infusão: 2 colheres de sopa das flores da calêndula em 1 xícara de chá de água fervente e deixar descansar por 5 minutos. Tomar 1/2 xícara de manhã e meia xícara à noite.
  • Cataplasma: Socar folhas e flores da calêndula num pano limpo (gaze) e pôr em cima da ferida, ou acne e deixar atuar durante 30 minutos.

Contraindicações

Grávidas.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 13/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.