Artrite séptica

publicidade

Artrite séptica também chamada de artrite infecciosa, é uma infecção  rara geralmente causada por bactérias ou fungos, e se caracteriza por afetar apenas uma articulação.

A artrite séptica é mais comum nos joelhos, porém pode ocorrer em qualquer outra articulação do corpo, diferente da artrite reumatóide.

Os jovens e adultos geralmente são os indivíduos mais afetados por essa doença.

Causas da Artrite Séptica:

Geralmente a artrite séptica é o resultado de uma infecção em outra parte do corpo causada por  bactérias ou fungos, esses agente viajam pela corrente sanguínea e se instalam na articulação causando a inflamação.

Existem outras causas relacionadas a essa doença, tais como: contusões, vacinas ou cirurgias, pois permitem a entrada de bactérias nas articulações.

Sintomas da Artrite Séptica:

Os principais sintomas da artrite séptica são:

  •  Febre;
  •  Calafrios;
  •  Dor na articulação afetada;
  •  Inchaço na articulação afetada;
  •  Dificuldade para movimentar a articulação;
  •  Irritabilidade;
  •  Acumulação de líquidos;
  •  Edemas na articulação;

Diagnóstico da Artrite Séptica:

O diagnóstico da artrite Séptica é feito através da analise do liquido articular, que geralmente apresenta um aspecto turvo e purulento. O líquido é extraído da articulação através de uma seringa.

A extração do liquido serve para detecção de bactérias, que confirma o diagnóstico.

Tratamento da Artrite Séptica:

O tratamento para artrite séptica começa assim que ocorre a suspeita de infecção, pois existe grande probabilidade de comprometimento da articulação afetada.

São administradas doses de antibióticos por via endovenosa, e são realizadas a drenagem e a retirada de pus da articulação com uma agulha, está técnica diminui o risco da proliferação das bactérias.

Podem ser utilizadas talas para imobilizar a articulação, para que os sintomas e os desconfortos sejam menores, porém quando ocorre a melhora do paciente é preciso ser feito exercícios fisioterápicos para recuperar as movimentações da articulação.

Se o tratamento com antibióticos não for eficaz, o tratamento mais seguro é a cirurgia para a substituição da articulação.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 26/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.