Artrite séptica

publicidade

A artrite séptica, também conhecida como artrite infecciosa, consiste na infecção de uma articulação por vírus ou bactérias, provocando o surgimento de dor intensa ao movimentar o membro afetado ou inchaço da articulação, por exemplo.

Geralmente, a artrite séptica surge mais frequentemente nos joelhos ou quadril de idosos e bebês, especialmente quando existe outra infecção em algum local do corpo, como infecção urinária ou feridas na pele, devido ao enfraquecimento do sistema imune que permite a passagem de micro-organismos pelo sangue.

A artrite séptica tem cura e o seu tratamento deve ser feito com o uso de antibióticos, assim como drenagem da articulação com agulha ou, até, cirurgia.

Tratamento para artrite séptica

O tratamento para artrite séptica normalmente, é feito em internamento no hospital para permitir a injeção de antibióticos diretamente na veia para combater mais rapidamente as bactérias que estão causando o problema, permitindo controlar os sintomas.

Normalmente, o internamento para o tratamento da artrite séptica dura cerca de 1 semana, sendo que depois o médico prescreve a ingestão de antibióticos em comprimidos ou xarope por 4 a 6 semanas em casa. No entanto, a alta clínica pode ser atrasada devido à idade do paciente ou ao estado de evolução da doença.

Em alguns casos, quando a dor e o inchaço da articulação são muito intensos, o médico pode retirar o excesso de líquido da articulação com uma agulha esterilizada. Porém, nos casos mais graves de artrite séptica, pode ser necessário fazer cirurgia para retirar todo o líquido em excesso ou substituir a articulação, por exemplo.

Após o tratamento, o médico pode recomendar sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos do membro afetado. Veja como é feita, em: Fisioterapia para artrite.

Sintomas da artrite séptica

Os principais sintomas da artrite séptica incluem:

  • Dor intensa ao movimentar o membro afetado;
  • Dificuldade para movimentar a articulação afetada;
  • Inchaço da articulação;
  • Vermelhidão da articulação;
  • Febre acima de 38º C.

Quando surgem estes sintomas é recomendado consultar um ortopedista para fazer exames de diagnóstico, como raio X, exame de sangue ou exame do líquido do joelho, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Conheça outros sinais de artrite séptica em: Sintomas da artrite séptica.

publicidade
publicidade