Derrame articular

publicidade

O derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatoide ou gota.

Geralmente, o derrame articular é mais frequente no joelho, devido ao uso excessivo desta articulação para correr ou caminhar, por exemplo, causando inchaço do joelho. Porém, o derrame pode surgir em qualquer articulação do corpo como tornozelo, ombro ou quadril.

O derrame articular tem cura e, normalmente, o tratamento é feito com fisioterapia para facilitar a absorção do líquido, reduzindo os sintomas do derrame articular.

Sintomas do derrame articular

Os sintomas do derrame articular podem incluir:

  • Inchaço da articulação afetada;
  • Dor na articulação afetada;
  • Dificuldade em movimentar a articulação afetada.

Os sintomas podem variar de intensidade dependendo do tipo de ocupação do indivíduo. O diagnóstico do derrame articular é feito pelo ortopedista através da observação dos sintomas e de exames como o raio X ou ressonância magnética.

Tratamento para derrame articular

O tratamento do derrame articular deve ser orientado por um ortopedista ou fisioterapeuta e pode ser feito com:

1. Fisioterapia: é o tipo de tratamento mais utilizado, pois ajuda a manter a amplitude da articulação e a drenar o excesso de líquido;

2. Remédios anti-inflamatórios: como Ibuprofeno ou Diclfoenaco, ajudam a reduzir a inflamação da articulação, diminuindo a dor. Estes remédios podem ser tomados na forma de comprimidos ou através de injeção na articulação afetada;

3. Aspiração do líquido: é utilizado nos casos mais graves para retirar o excesso de líquido com uma agulha no consultório do médico ou no hospital.

Tratamento fisioterapêutico para derrame articular

O tratamento fisioterapêutico para derrame articular consiste no uso de exercícios que ajudam a fortalecer a articulação e a melhorar a circulação sanguínea, drenando o excesso de líquido. Este exercícios devem estar adequados à articulação afetada e, por isso, é importante receber orientação de um fisioterapeuta.

Exercícios para tratamento do derrame articular no joelho

Alguns exercícios para derrame articular no joelho, que podem ser indicado pelo fisioterapeuta, incluem:

  1. Ficar de pé e depois dobrar lentamente o joelho afetado, como mostra a imagem 1, e repetir 8 a 10 vezes, por 3 séries;
  2. Sentar numa cadeira com os dois pés no chão e esticar, lentamente, a perna com o joelho afetado 10 vezes, repetindo por 3 séries;
  3. Deitar numa cama e colocar uma toalha enrolada por baixo do joelho afetado, depois empurrar a perna para baixo sem dobrar o joelho e repetir 8 a 10 vezes, repetindo por 3 séries.

É recomendado fazer intervalos de 30 segundos entre cada série de exercícios para evitar desgaste excessivo da articulação e piora dos sintomas.

Conheça outros problemas que podem causar derrame articular:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade