Angiomiolipoma Renal

publicidade

Angiomiolipoma renal é um tumor raro nos rins que geralmente não apresenta sintomas até ser grande o suficiente para lesionar o rim. Em raros casos ele pode apresentar comportamento agressivo com invasão dos gânglios regionais, fígado, pulmão, veia cava inferior ou veia renal, dependendo do seu tamanho.

Apesar não se saber quais são as suas causas, sabe-se que eles costumam se desenvolver em indivíduos com esclerose tuberosa.

Sintomas do Angiomiolipoma Renal

Os sintomas do angiomiolipoma renal são mais frequentes quando o tumor cresce mais de 4 centímetros, neste caso o indivíduo pode apresentar dor nos rins e urina com sangue.

Seu diagnóstico é feito com base nos exames de ultrassonografia renal, tomografia computadorizada ou arteriografia.

Tratamento para Angiomiolipoma Renal

O tratamento para angiomiolipoma renal pode ser feito através da:

  • Retirada do tumor e/ou do rim afetado através de uma cirurgia, sempre que ele ultrapassar 4 centímetros de diâmetro, mesmo sendo assintomático;
  • Ablação do tumor por radiofrequência ou
  • Embolização arterial.

​​A escolha do tratamento vai depender vários fatores como tamanho do tumor, sintomas apresentados, quantidade de tumores, se os tumores estão presentes em ambos os rins, e estado de saúde geral do paciente.

​​Angiomiolipa renal tem cura?

O angiomiolipoma renal tem cura quando é devidamente tratado pois este tipo de tumor é benigno, de lento crescimento e tende a não voltar a desenvolver.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 30/07/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.