Andropausa

publicidade

A andropausa masculina equivale à menopausa na mulher e ocorre por volta dos 50 anos de idade e não significa incapacidade de ereção do pênis, mas sim, uma diminuição de testosterona na corrente sanguínea, responsável pela produção de espermatozóides.

Na maior parte das vezes a entrada na andropausa, que é natural do processo de envelhecimento masculino, nem sempre é percebida pelo homem.

Sinais e sintomas da andropausa

A andropausa é caracterizada pela redução do nível de produção de testosterona fazendo com que hajam algumas alterações importantes no corpo, como:

  • ausência de ereções espontâneas pela manhã;
  • infertilidade;
  • acúmulo de gordura abdominal;
  • crescimento reduzido da barba e redução dos pelos no resto do corpo;
  • perda de força e massa muscular;
  • anemia (a testosterona é responsável pela produção dos glóbulos vermelhos do sangue).

Sensações como ondas de calor ou frio, suores ou palpitações também podem ser relatados por alguns homens que entram na andropausa.

Tratamento da andropausa

O tratamento da andropausa serve para diminuir os efeitos da redução da produção da testosterona, sendo aconselhado fazer reposição hormonal masculina, especialmente em homens que sentem as alterações da andropausa de forma mais intensa, pois pode também implicar no desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

A andropausa pode também afetar emocionalmente o homem se manifestando com redução da libido, aumento da irritabilidade, dificuldade de concentração, depressão e ansiedade.

Link útil:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 27/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.