Manchas escuras na pele

publicidade

Acantose nigricans é um tipo de manchas escuras na pele que aparece principalmente ao redor do pescoço e nas dobras cutâneas que é um dos sintomas de resistência à insulina.

A pele nessa região também apresenta-se aveludada e mais grossa, e os locais mais atingidos são virilhas, axilas, pescoço, lábios, palma das mãos e pés.

Sintomas da acantose nigricans

​Os sintomas da acantose nigricans são:

  • Manchas escuras na pele, que se apresentam com uma textura aveludada e mais grossa, como mostram a imagem a seguir, além de pequenas verrugas no pescoço, axilas e virilhas escuras.

Fotos da acantose nigricans

Causas da acantose nigricans

A acantose nigricans pode ser relacionada a algum distúrbio hormonal como hipotireoidismo, acromegalia, ovários policísticos, diabetes, síndrome metabólica, síndrome de Cushing e ao uso de anticoncepcionais orais. Além disso, esta doença é mais comum em afrodescendentes.

Diagnóstico da acantose nigricans

O diagnóstico da acantose nigricans é feito pelo dermatologista ao observar as lesões na pele do indivíduo.

​Tratamento para acantose nigricans

O tratamento para acantose nigricans consiste na eliminação da sua causa. Para clarear a pele pode-se realizar uma esfoliação com sabonete líquido e açúcar 1 vez por semana, mas emagrecer e praticar exercícios físicos são muito importante para o sucesso do tratamento.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 07/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.