Sintomas e tratamento para Câncer Ósseo Secundário

PUBLICIDADE

O câncer ósseo secundário, também conhecido por metástases ósseas, é um tipo de câncer que causa dor nos ossos e inchaço das articulações, por exemplo. Porém, antes dos ossos terem sido afetados, ocorreu o desenvolvimento de um tumor maligno em outro local do corpo, como pulmão ou próstata e as células cancerígenas do tumor primário se deslocam até aos ossos através do sangue ou da linfa.

PUBLICIDADE

O câncer secundário nos ossos, pode surgir devido a qualquer tipo de tumor, porém os tipos que apresentam maior probabilidade de se espalhar para os ossos são o tumor na mama, pulmão, próstata, rim e tireoide. 

Além disso, o câncer secundário nos ossos normalmente, não tem cura, pois surge num estado muito avançado do câncer, sendo seu tratamento paliativo, mantendo o conforto do paciente para diminuir o mal-estar e a dor.

Sintomas e tratamento para Câncer Ósseo Secundário

Sintomas 

Os principais sintomas de câncer ósseo secundário, podem ser:

  • Dor nos ossos, muito intensa durante o descanso e principalmente de noite, não sendo aliviadas com a toma de analgésicos;
  • Inchaço das articulações;
  • Dificuldade de movimentação;
  • Fraturas sem causa aparente;
  • Febre;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Dor nos músculos.

Além disso, surgem alterações nos exames de sangue, como valores de cálcio muito elevados. 

Como identificar 

Para identificar este tipo de câncer é necessário fazer um cintilograma que permite detectar metástases. Veja como o exame é feito em: Cintilografia óssea

Após este exame de diagnóstico, é recomendado realizar uma radiografia, uma tomografia e uma ressonância magnética para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais indicado. 

Tratamento para o câncer ósseo secundário

O tratamento para câncer ósseo secundário, na maioria dos casos é paliativo, para aliviar o desconforto e a dor, sendo administrado analgésicos muito fortes, como morfina e anti-inflamatórios e corticosteroides, por exemplo.

O paciente pode ficar internado no hospital ou ficar em casa com a família, sendo o mais importante manter o bem-estar do paciente. Veja mais detalhes sobre o tratamento em: Como é feito o tratamento para câncer nos ossos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE