Intolerância ao glúten: sintomas, causas e tratamento

A intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade do organismo em digerir o glúten, que é uma proteína presente em alimentos como trigo, centeio e cevada. Essa condição provoca sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal, e excesso de gases.

Também conhecida como sensibilidade ao glúten não celíaca, a intolerância ao glúten não tem cura, sendo necessário, assim, retirar completamente o glúten da alimentação para que os sintomas melhorem. Saiba mais sobre o glúten e os alimentos que contêm.

Já a doença celíaca é uma doença autoimune onde há uma reação do sistema imunológico, causando inflamação e lesões irreversíveis no intestino delgado, mesmo após retirar o glúten da dieta.

Leia também: Doença celíaca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/doenca-celiaca
Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de intolerância ao glúten

Os principais sintomas da intolerância ao glúten são:

  • Dor abdominal;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Cansaço;
  • Distensão abdominal;
  • Excesso de gases;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea;
  • Cansaço, que piora ao comer alimentos com glúten.

Em alguns casos, a pessoa com intolerância ao glúten também pode apresentar confusão mental, mal-estar, lentidão, intolerância à lactose, fibromialgia, dermatite, dor nas articulações e depressão.

Os sintomas da intolerância ao glúten podem surgir dentro de horas ou dias após o consumo de alimentos que contêm essa proteína.

Leia também: 7 sintomas de intolerância ao glúten (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-intolerancia-ao-gluten

Teste online de sintomas

Para saber o risco de intolerância ao glúten, selecione os sintomas que apresenta no teste a seguir:

  1. 1. Excesso de gases e barriga inchada após comer alimentos como pão, macarrão ou cerveja
  2. 2. Alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre
  3. 3. Tonturas ou cansaço excessivo após as refeições
  4. 4. Irritabilidade fácil
  5. 5. Enxaquecas frequentes que surgem principalmente após as refeições
  6. 6. Manchas vermelhas na pele que podem coçar
  7. 7. Dor constante nos músculos ou articulações

Este teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não deve substituir a consulta com o médico.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da intolerância ao glúten é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas apresentados e do histórico de saúde da pessoa.

Se deseja avaliar o risco de ter intolerância ao glúten, marque uma consulta com o especialista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar exames como, endoscopia, exame de sangue, de urina e biópsia intestinal, que ajudam a descartar a doença celíaca.

Além disso, o médico também recomenda fazer uma dieta sem glúten, para avaliar se a pessoa apresenta melhora dos sintomas.

Possíveis causas

As causas da intolerância ao glúten não são totalmente conhecidas. No entanto, alguns estudos mostram que o  trigo poderia lesionar o revestimento do intestino de algumas pessoas, favorecendo a entrada de bactérias no sangue ou fígado e provocando, assim, uma inflamação.

Já outros estudos indicam que as pessoas podem não ser sensíveis ao glúten, mas sim a um tipo específico carboidrato encontrado em muitos alimentos, que não é digerido e fermenta, causando os sintomas desta condição.

Diferença entre doença celíaca e intolerância ao glúten

A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância permanente ao glúten, provocando uma resposta do sistema imunológico e causando, assim, inflamação e lesões permanentes no intestino delgado.

Esta condição causa danos irreversíveis no intestino, mesmo após retirar o glúten da dieta, e os seus sintomas podem iniciar-se dentro de minutos ou horas após o consumo de glúten.

Leia também: Doença celíaca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/doenca-celiaca

Já a intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade de digerir o glúten. No entanto, os sintomas da intolerância ao glúten surgem após horas ou dias após o consumo de glúten e não provoca inflamações ou alterações autoimunes e as lesões no intestino diminuem ao eliminar o glúten da dieta.

Como é feito o tratamento

Como não existe cura, o tratamento da intolerância ao glúten é feito excluindo-se essa proteína da dieta. Assim, é recomendado evitar trigo, centeio, cevada e malte, que estão presentes em alimentos como pizza, pão, biscoito e bolo, por exemplo.

Leia também: Lista dos principais alimentos que contêm glúten tuasaude.com/alimentos-que-contem-gluten

Alguns exemplos de alimentos sem glúten, que podem ser consumidos por pessoas com intolerância ao glúten, são milho, tapioca, batata, arroz e mandioca, por exemplo. Veja mais dicas de como fazer uma dieta sem glúten.

O médico ou nutricionista também podem recomendar o uso de probióticos, que são bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a flora intestinal, aliviando sintomas como inchaço, gases, diarreia ou prisão de ventre.

Confira, no vídeo a seguir, mais detalhes sobre como fazer uma dieta sem glúten:

Vídeos relacionados