Como contar o ciclo menstrual?

“Já tentei contar o ciclo menstrual, mas acho que tem alguma coisa errada na minha conta. Talvez eu tenha começado no dia errado. Como faço para contar o ciclo menstrual corretamente?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM 1101544-RJ

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Para contar o ciclo menstrual, deve-se considerar como primeiro dia a data em que a menstruação vem e, como último dia, o anterior à data de início da menstruação seguinte. Assim, o número de dias contados do primeiro até o último é a duração do seu ciclo.

O ciclo menstrual é o tempo compreendido entre duas menstruações e, em média, a sua duração é de 28 dias. No entanto, é considerado normal o tamanho do ciclo variar de 21 a 35 dias entre as mulheres e haver uma diferença de até 7 a 9 dias de um ciclo para o outro. Entenda melhor o que é o ciclo menstrual e como contar.

Por isso, caso você esteja com dificuldade para contar o tamanho do seu ciclo ou suspeite de alguma alteração, o ideal é consultar um ginecologista. Além de te orientar, o médico pode verificar se existe algum problema de saúde que necessite de tratamento.

Em que fase do ciclo menstrual ocorre a ovulação?

A ovulação normalmente acontece 14 dias antes do 1º dia da menstruação, o que corresponde, para uma mulher que possui ciclos menstruais regulares de 28 dias, em torno da metade do ciclo menstrual. 

Por isso, o período que varia de 5 dias antes da ovulação até 2 dias após é considerado o momento de maior fertilidade do ciclo.

0% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.