Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Zidovudina (Retrovir AZT)

A zidovudina é um remédio antirretroviral muito utilizado no tratamento de pacientes com HIV para diminuir as chances de desenvolver infecções, não sendo uma forma de curar a doença.

A zidovudina pode ser comprada nas farmácias convencionais com o nome comercial de Retrovir AZT, Zidovir ou Revirax, por exemplo, na forma de xarope ou comprimidos.

Indicações da zidovudina

A zidovudina está indicada para o tratamento de pacientes com Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Além disso, também pode ser usada profilaticamente em indivíduos com alto risco de adquirir HIV, por exposição ocupacional.

Modo de uso da zidovudina

O modo de uso da zidovudina consiste na ingestão de 100 mg a cada 4 horas, até 600 mg por dia. Nas crianças, a dose deve ser calculada e indicada pelo pediatra.

Efeitos colaterais da zidovudina

Os principais efeitos colaterais da zidovudina incluem anemia, alterações no exame de sangue, dor de cabeça, cansaço excessivo, calafrios, inchaço dos lábios, prisão de ventre, diarreia, náuseas, gases, úlceras na boca, hemorragia retal, dor nas articulações, tosse, sensação de falta de ar e acne.

Contraindicações da zidovudina

A zidovudina está contraindicada para pacientes com hipersensibilidade à zidovudina ou qualquer outro componente da fórmula do medicamento.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...