Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Zerbaxa: para que serve e como tomar

O Zerbaxa é um medicamento que contém ceftolozano e tazobactam, duas substâncias antibióticas que impedem a multiplicação das bactérias e que, por isso, podem ser usadas no tratamento de vários tipos de infecções, como:

  • Infecções abdominais complicadas;
  • Infecção renal aguda;
  • Infecção urinária complicada.

Por conseguir eliminar bactérias muito difíceis, este remédio normalmente é usado para combater infecções por superbactérias, resistentes a outros antibióticos, não sendo usado como primeira opção de tratamento.

Zerbaxa: para que serve e como tomar

Como tomar

Este antibiótico deve ser administrado no hospital diretamente na veia, segundo orientação do médico ou seguindo as indicações gerais:

Tipo de infecçãoFrequênciaTempo de perfusãoDuração do tratamento
Infecção abdominal complicada8/8 horas1 hora4 a 14 dias
Infecção renal aguda o urinária complicado8/8 horas1 hora7 dias

No caso de idosos com mais de 65 anos ou doentes com depuração de creatinina inferior a 50 ml/min a dose deve ser adaptada por um médico.

Possíveis efeitos colaterais

O uso deste tipo de antibiótico pode causar efeitos secundários como insônia, ansiedade, dor de cabeça, tonturas, diminuição acentuada da pressão arterial, náuseas, diarreia, prisão de ventre, vômito, dor abdominal, vermelhidão na pele, febre ou sensação de falta de ar.

Quem não deve usar

Este antibiótico está contraindicado para pessoas com hipersensibilidade às cefalosporinas, beta-lactâmicos ou qualquer outro componente da fórmula. Já na gravidez e amamentação, só deve ser usado com orientação do obstetra.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar