Zanamivir (Relenza): para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

O zanamivir é um remédio antiviral indicado para o tratamento da gripe causada pelos vírus influenza A e B, incluindo os vírus influenza A H1N1 ou H3N2, pois age bloqueando a ação desses vírus, impedindo que se espalhem pelo organismo, o que ajuda a aliviar os sintomas e a acelerar a recuperação.  

Além disso, o zanamivir também pode ser usado para prevenção da gripe em pessoas que tiveram contato próximo com uma pessoa infectada pelos vírus influenza A ou B. No entanto, esse remédio não substitui a vacina da gripe e não trata o resfriado comum. Saiba quando tomar a vacina da gripe

Esse remédio pode ser encontrado com o nome comercial Relenza, na forma de pó, contendo 5 mg de zanamivir por dose, para ser inalado pela boca até aos pulmões, e deve ser usado somente com indicação médica.

Para que serve

O zanamivir é indicado para o tratamento da gripe, dos vírus influenza A ou B, incluindo do vírus Influenza A H1N1 ou H3N2, ou redução da duração dos seus sintomas, em adultos e crianças com mais de 5 anos de idade. 

Esse remédio também é indicado para prevenção da gripe em pessoas que tiveram contato próximo com uma pessoa infectada pelos vírus influenza A ou B, mas ainda não apresentam sintomas. 

É importante ressaltar, que o zanamivir não substitui a vacina da gripe e não deve ser usado para tratar o resfriado comum. 

Como usar 

O zanamivir deve ser usado por inalação oral, utilizando o dispositivo fornecido na embalagem. É importante ressaltar que o zanamivir não deve ser usado em nebulizadores e também não deve ser misturado com água ou qualquer outro tipo de líquido.

A forma de uso do zanamivir varia de acordo com a indicação e inclui:

1. Tratamento da gripe

O tratamento com zanamivir para a gripe deve ser iniciado dentro de 48 horas após o início dos sintomas em adultos, e dentro de 36 horas do início dos sintomas em crianças com mais de 5 anos.

As doses normalmente recomendadas para adultos ou crianças com mais de 5 anos são de 2 inalações, duas vezes por dia, ou seja, a cada 12 horas (de manhã e à noite), durante 5 dias. A dose máxima recomendada por dia é de 20 mg.

No caso de iniciar o tratamento com o zanamivir na parte da tarde, a segunda dose deve ser feita no mesmo dia, mas é importante dar pelo menos 2 horas de intervalo entre as doses. 

Além disso, no caso de se usar outros remédios inalatórios, como broncodilatadores, e o horário de administração coincidir com o do zanamivir, é aconselhado usar esses remédios antes do zanamivir. 

2. Prevenção da gripe

Para prevenção da gripe, o tratamento com zanamivir deve ser iniciado dentro de até dois dias após o contato com uma pessoa infectada. 

As doses normalmente recomendadas para ajudar a prevenir a gripe, em adultos e crianças com mais de 5 anos, são de 2 inalações, uma vez por dia, ou seja, a cada 24 horas, durante 10 dias. A dose máxima por dia de zanamivir não deve ultrapassar 10 mg.

Além disso, se houver um surto de gripe na comunidade, o médico pode recomendar a dose de 2 inalações, uma vez por dia, por até 28 dias. 

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com o zanamivir são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor no corpo ou tosse. 

O zanamivir pode causar problemas respiratórios graves, chiado no peito e sensação de desmaio. Neste caso, deve-se interromper seu uso imediatamente e procurar ajuda médica ou o pronto socorro mais próximo. 

Em crianças, deve-se estar atento às mudanças de humor ou comportamento que devem ser comunicadas imediatamente ao pediatra como confusão mental, tremores, comportamento incomum ou alucinações, como ouvir ou ver coisas que não existem.

O zanamivir pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.  

Quem não deve usar

O zanamivir não deve ser usado por crianças com menos de 5 anos, por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou que tenham alergia ao zanamivir ou qualquer outro componente da fórmula.

Além disso, esse remédio contém lactose na sua composição e não deve ser usado por pessoas que têm alergia severa à proteínas do leite.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • GLAXOSMITHKLINE BRASIL LTDA. Relenza (zanamivir). 2017. Disponível em: <https://br.gsk.com/media/6295/bl_relenza_po_inal_gds20ipi07_l1062.pdf>. Acesso em 10 jan 2022
  • CDC - CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Seasonal Influenza A(H3N2) Activity and Antiviral Treatment of Patients with Influenza. 2017. Disponível em: <https://emergency.cdc.gov/han/han00409.asp>. Acesso em 10 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • DRUGS.COM. Zanamivir. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/zanamivir.html>. Acesso em 10 jan 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.