Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como viver com apenas um rim

Algumas pessoas vivem apenas com um rim, o que pode acontecer por diversos motivos, como um deles deixar de funcionar adequadamente, por ter que se extrair devido a uma obstrução urinaria, câncer ou acidente traumático, após uma doação para transplante ou mesmo devido a uma doença conhecida por agenesia renal, em que a pessoa já nasce só com um rim.

Estas pessoas podem ter uma vida saudável, mas para isso devem ter alguns cuidados na alimentação, praticar exercício físico com regularidade, que não seja muito agressivo e realizar consultas frequentes com o médico.

Como viver com apenas um rim

Como funciona o rim sozinho

Quando uma pessoa tem apenas um rim, este tem tendência para aumentar de tamanho e se tornar mais pesado, porque vai ter que realizar o trabalho que seria feito por dois rins.

Algumas pessoas que nascem apenas com um rim, podem sofrer de uma diminuição da função renal por volta dos 25 anos de idade, mas se a pessoa ficar só com um rim numa fase mais avançada da vida, geralmente não tem qualquer complicação. De qualquer forma, em ambas as situações, ter apenas só um rim não afeta a esperança de vida.

Quais os cuidados a ter

As pessoas que têm apenas um rim podem ter uma vida normal e ser igualmente saudáveis como aquelas que têm dois rins, mas para isso é importante ter alguns cuidados:

  • Reduzir a quantidade de sal ingerida nas refeições;
  • Fazer exercício físico com frequência;
  • Evitar desportos violentos, como karatê, rúgbi ou futebol, por exemplo que podem causar lesões no rim;
  • Reduzir o estresse e a ansiedade;
  • Deixar de fumar;
  • Fazer analises com regularidade;
  • Reduzir o consumo de álcool;
  • Manter um peso saudável;
  • Manter níveis de colesterol saudáveis.

Geralmente, não é necessário realizar uma dieta especial, apenas é importante a redução do sal que é usado no preparo das refeições. Conheça várias dicas para reduzir o consumo de sal.

Que exames devem ser realizados

Quando se tem apenas um rim, deve-se ir ao médico com regularidade, de forma a realizar exames que ajudam a verificar se o rim continua a funcionar normalmente.

Os exames que geralmente são realizados para avaliar a função renal são o exame da taxa de filtração glomerular, que avalia como os rins estão a filtrar as substâncias tóxicas do sangue, a análise de proteínas na urina, já que um nível elevado de proteínas na urina pode ser sinal de problemas renais, e a medição da pressão arterial, porque os rins ajudam no seu controle e em pessoas só com um rim, ela pode estar ligeiramente elevada.

Se algum destes exames revelar alterações na função renal o médico deve estabelecer um tratamento de forma a prolongar a vida do rim.

Assista o vídeo seguinte e saiba o que comer para baixar a pressão alta:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar