A vitamina B6, também conhecida por piridoxina, apresenta inúmeros benefícios para a saúde. É importante manter níveis saudáveis desta durante a gravidez, já que, além de outros benefícios, ajuda a combater os enjoos e os vômitos, que são comuns nessa fase, e ainda diminui a probabilidade da grávida vir a sofrer de depressão pós-parto.
Apesar de ser facilmente encontrada em alimentos como banana, batata, avelã, ameixa e espinafre, em alguns casos, o ginecologista pode recomendar a suplementação dessa vitamina, já que as suas propriedades podem beneficiar a gravidez:

1. Combater enjoo e vômito
A vitamina B6, em doses entre 30 e 75 mg, pode ajudar a reduzir as náuseas e os vômitos durante a gravidez.
Ainda não se sabe ao certo o mecanismo pelo qual a piridoxina atua, mas sabe-se que age em áreas do sistema nervoso central responsáveis pela ocorrência de náuseas e vômitos.
2. Melhorar o sistema imune
A vitamina B6 exerce um papel importante na regulação da resposta do sistema imunológico a certas doenças, sendo capaz de mediar os sinais do sistema imunológico.
3. Fornecer energia
A vitamina B6, assim como outras vitaminas do complexo B, intervém no metabolismo, atuando como coenzima em diversas reações, contribuindo para a produção de energia. Além disso, também participa na síntese de neurotransmissores, importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso
4. Prevenir a depressão pós parto
A vitamina B6 contribui para a liberação de neurotransmissores que regulam emoções, como a serotonina, dopamina e ácido gama-aminobutírico, ajudando a regular o humor e reduzindo o risco da mulher sofrer de depressão pós-parto.
Alimentos ricos em vitamina B6
A vitamina B6 pode ser encontrada numa grande variedade de alimentos, como banana, melancia, peixes como salmão, frango, fígado, camarão e avelãs, ameixa ou batata.
Veja mais alimentos ricos em vitamina B6.
Remédios e suplementos com vitamina B6
Os suplementos de vitamina B6, só devem ser tomados por grávidas se forem recomendados pelo seu médico.
Existem vários tipos de suplementos com vitamina B6, que podem conter esta substância isolada ou associada a outras vitaminas e minerais adequados para a gravidez.
Além disso, também existem medicamentos específicos para o alívio das náuseas e vômitos, associados ao dimenidrinato, como é o caso do Nausilon, Nausefe ou Dramin B6, por exemplo, que só devem ser usados se recomendados pelo obstetra.