Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Visita ao Ginecologista

A primeira visita ao ginecologista deve ser feita preferencialmente antes da menina ficar menstruada ou logo após a vinda da primeira menstruação.

Na primeira consulta, o médico ginecologista, poderá fazer algumas perguntas e esclarecer todas as dúvidas que a menina tiver em relação a sexualidade e informá-la sobre como evitar a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis.

O ginecologista provavelmente vai querer saber se a menina já teve algum contato íntimo e quantos parceiros teve porque após a primeira vez, todas as mulheres devem fazer um exame chamado papanicolau, para diagnosticar possíveis DSTs e tratá-las de forma adequada. No caso das virgens, o médico não irá fazer o exame ginecológico, observando a região genital, mas especialmente conversar e tirar dúvidas.

Sempre que tiver uma consulta com um ginecologista, a mulher deve ter algumas anotações prontas para não esquecer ou confundir nenhuma questão importante, e por isso deve-se ter anotado:

  • Quantos anos tinha quando ficou mocinha ou menstruou pela primeira vez;
  • Qual é o dia do mês que vem a menstruação;
  • De quanto em quanto tempo vem a menstruação;
  • Qual é a intensidade do fluxo menstrual;
  • Se além da menstruação, há outros sintomas como dor de cabeça, irritabilidade e cólicas, que são os sintomas típicos da tensão pré menstrual, TPM.

A visita ao ginecologista deve ser feita, pelo menos, uma vez por ano ou de acordo com indicação médica.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...