Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Violência doméstica

Violência doméstica é um tipo de violência que acontece dentro da casa do indivíduo ou no ambiente familiar. Violência doméstica pode envolver abuso contra crianças, agressão física, maus tratos contra idosos, violência contra a mulher ou abandono de indivíduos considerados incapazes de cuidar de si mesmo.

Este tipo de violência ocorre entre membros de uma mesma família e causa a destruição de muitos lares.

Tipos de Violência Doméstica

  •  Violência Física: A agressão física é feita de forma direta e pode ser contra qualquer integrante da família. Quando as agressões físicas são constantes, geralmente a vítima não se manifesta por se sentir amedrontada e impotente diante do agressor.
  •  Violência Psicológica: Este tipo de violência envolve agressões verbais, castigos e humilhações. A vítima se sente coagida e tem probabilidade de desenvolver transtornos psicológicos.
  •  Violência Sócio-Econômica: Este tipo de violência ocorre quando o agressor possui total controle sobre as finanças e objetos pessoais da vítima. Geralmente ocorrem ameaças e chantagens emocionais.

Outros fatores como álcool e as drogas podem contribuir para que haja violência doméstica, pois alguns dos indivíduos que ingerem essas substâncias tendem a ficar mais irritados e agressivos. Quando um indivíduo é filho de pais agressivos tem grande probabilidade de seguir esta conduta, desenvolvendo conflitos internos, baixa auto- estima e tende a promover a violência doméstica em seu futuro lar.

O que fazer em caso de Violência Doméstica

Se a vítima é uma mulher, esta deve entrar em contato com a Delegacia da Mulher de sua cidade e denunciar o agressor. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia. Todas as vítimas de violência doméstica devem procurar um órgão responsável por sua proteção, que irá orientar e buscar apoio necessário para resolver o problema.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...