Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como combater o Calor dos dias de Verão

As seguintes dicas de saúde para o verão, ajudam a promover a saúde e o bem-estar e a aproveitar todos os benefícios dessa época do ano, sem correr riscos.

Confira abaixo algumas dicas de saúde importantes, que ajudam a combater o calor:

1. Beber água

 

Como combater o Calor dos dias de Verão

Quando está muito calor, o corpo transpira mais e, por isso, há uma maior perda de água. Nestes casos, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água ou outros líquidos não açucarados, durante o dia, para evitar uma desidratação e para refrescar o corpo.

Conheça outros benefícios de beber pelo menos 2 litros de água por dia.

2. Evitar a exposição solar

Como combater o Calor dos dias de Verão

Principalmente em dias de Verão, deve-se evitar a exposição direta ao sol, especialmente no período do dia de muito calor, entre as 12 e as 16 horas. Assim, deve-se preferir locais com sombra, usar chapéu ou boné e roupas claras para proteger a pele e óculos de sol, para proteger os olhos.

Além disso, deve-se passar protetor solar cerca de 15 minutos antes de sair de casa e repetir a aplicação a cada 2 horas, principalmente se a pessoa for à praia.

3. Comer frutas, verduras e legumes

Como combater o Calor dos dias de Verão

Uma boa forma de combater o calor é evitar alimentos quentes, como sopas e cozinhados pesados e preferir frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo, por exemplo.

Estes alimentos, além de refrescar, também ajudam a evitar uma desidratação, por terem elevadas quantidades de água na sua composição. Veja outros alimentos ricos em água, que ajudam a prevenir a desidratação.

4. Evitar bebidas alcoólicas

Como combater o Calor dos dias de Verão

Bebidas com álcool aumentam a perda de água pelo corpo e podem provocar rapidamente uma desidratação, principalmente se forem ingeridas em dias de muito calor. Por este motivo, deve-se evitar ingerir estas bebidas. 

No entanto, caso sejam ingeridas bebidas alcoólicas, é muito importante aumentar a ingestão de água, numa proporção de um copo por cada bebida alcoólica ingerida, para evitar a desidratação e sintomas de ressaca. Saiba como curar uma ressaca rápido.

5. Evitar locais fechados

Como combater o Calor dos dias de Verão

Em dias de muito calor, deve-se também evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação ou com ventilação insuficiente.

O ar condicionado pode ser um problema no verão pois aumenta a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar e retira umidade do ar, agravando as alergias. Por isso, devem-se limpar os filtros do ar condicionado com frequência, usar um vaporizador, ou colocar uma panela, ou balde com água, para umidificar o ar, evitando assim problemas respiratórios.

Adotar estes cuidados é importante para evitar a desidratação e doenças como rinite, bronquite e asma, assim como a brotoeja, porque estas doenças são muito comuns no verão devido o aumento do suor, baixa umidade do ar e proliferação de micro-organismos.

Passar repelente no corpo é outra dica para o verão, porque há mais mosquitos e na fase das chuvas pode ocorrer epidemia de dengue. Plantar citronela no jardim e usar velas repelentes com óleos e essências de citronela é uma ótima forma de passar as noites de verão de forma agradável e segura.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar