Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 Formas de Combater o Calor

Quando os dias ficam muito quentes devido ao verão, o número de casos de urgência nos hospitais pode aumentar. Isto acontece, especialmente entre as crianças e os idosos pois desidratam muito depressa, precisando ser assistidos por um médico.

No entanto, infartos, crises de enxaqueca e problemas respiratórios são problemas que também podem surgir durante essa época do ano, afetando pessoas de todas as idades.

Assim, para ter um Verão mais seguro e evitar correr o risco de ter algum problema, recomendamos algumas dicas, como:

1. Fique longe do sol

7 Formas de Combater o Calor

Esta dica é especialmente importante durante as horas de maior calor, isto é, entre o meio dia e às 16 horas. Neste horário, os raios solares são mais fortes e, por isso, além de existir um risco maior de queimaduras solares, também acontece uma perda superior de água pela pele, podendo causar desidratação grave.

Durante este horário, mesmo que não se esteja deitado no sol, é essencial passar protetor solar a cada 3 horas, usar chapéu e colocar óculos de sol. Saiba qual o protetor mais indicado para a sua pele!

2. Faça exercícios de manhã

7 Formas de Combater o Calor

O exercício físico é fundamental para manter seu organismo funcionando corretamente, assim como para eliminar toxinas. Por isso, não precisa ser evitada no verão. Apenas é recomendado fazer exercício físico quando está menos calor, isto é no início da manhã porque você não está tão cansado como no final da tarde.

3. Use roupas leves

7 Formas de Combater o Calor

O uso de roupas leves de cor clara ajudam a pele a eliminar o excesso de calor do organismo. Dessa forma, é preferível optar por camisetas leves, shorts e vestidos de verão, por exemplo. Nunca se deve utilizar roupa escura, como preto, marrom ou azul marinho, pois absorvem mais calor.

4. Beba muitos líquidos

7 Formas de Combater o Calor

Essa dica parece óbvia, mas na verdade a maioria das pessoas se esquece de beber água durante o dia, especialmente quando está trabalhando. Assim, mesmo que não se esteja na praia ou na piscina, é importante manter a ingestão de cerca de 2 litros de líquidos por dia, para manter a hidratação.

Alguns exemplos de bebidas perfeitas para hidratar são a água, os sucos de frutas natural ou a água de coco, por exemplo.

5. Evite refeições picantes e indigestas

7 Formas de Combater o Calor

Refeições muito grandes, com alimentos picantes ou com outros ingredientes indigestos, como os embutidos, por exemplo, tornam o organismo mais lento e provocam um excesso de trabalho pelo estômago, dificultando a eliminação do calor.

Dessa forma, deve-se optar por comer refeições mais leves e com alimentos de melhor digestão, como vegetais, frutas e massas, por exemplo. Veja outras sugestões do que comer no calor

6. Tenha o ar condicionado ligado ou um ventilador

7 Formas de Combater o Calor

Esta dica quase não precisa de explicação. De fato, ter ar o condicionado de casa ou do local de trabalho ligado é a melhor forma de se manter refrescado. Mas não esqueça que esse tipo de equipamentos precisam ser revistos todos os anos para evitar o acúmulo de bactérias que podem causar doenças graves, como legionella.

Se você não possui ar condicionado, uma alternativa é utilizar um ventilador. Apesar do ventilador não refrescar o ar, permite criar pequenas correntes de ar que em contato com a sua pele ajudam a eliminar o excesso de calor, refrescando o organismo.

7. Deixe as portas e as janelas abertas

7 Formas de Combater o Calor

Deixar as portas e as janelas de casa abertas é uma ótima forma para complementar o uso do ventilador. Isto porque, assim é mais fácil renovar o ar, evitando que o ambiente fique muito abafado.

Mas atenção! É importante que, caso esteja em uma região com mosquitos da dengue, coloque redes mosqueteiras em todas as janelas e portas, antes de as deixar abertas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...