Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar a Vasculite urticária da Infância

Na vasculite urticária da infância, a criança apresenta manchas arredondadas e vermelhas ou cor de púrpura na pele, que surgem de forma repentina, mas geralmente a criança parece estar bem, sem parecer estar doente. Essa doença tem apenas 1 episódio na vida. 

Ela também é chamada de edema agudo hemorrágico e é uma doença rara, que afeta principalmente bebês de 3 meses a 2 anos de vida, mas apesar de não ser muito comum, também pode afetar recém-nascidos e crianças até 5 anos de idade, especialmente as que tem a pele atópica, com tendência para alergias.

Tratamento para vasculite urticária

O tratamento deve ser indicado pelo médico mas nem sempre é necessário, porque a doença pode curar sozinha em cerca de 15 a 20 dias. 

Paracetamol pode ser indicado para baixar a febre e boa hidratação para que a doença cure mais rápido. No entanto, o médico pode indicar o uso de uma pomada e comprimidos de cortisona, além de remédios para alergia que podem ser úteis. Se as lesões na pele estiverem infectadas, pode ser indicado aplicar pomada antibiótica ou uso de antibióticos em forma de xarope, quando existe um grande número de lesões aparentemente infectadas, mas isso é muito raro.

A resolução deve chegar em até 3 semanas e durante este período é mais aconselhado que a criança não frequente a creche, nem a escola, para que possa se recuperar mais rápido. Apesar da aparência grave da pele, essa doença é benigna e normalmente não há complicações associadas. 

Sintomas da vasculite urticária 

Como identificar e tratar a Vasculite urticária da Infância

Os sintomas da vasculite urticária da infância incluem o surgimento de:

  • Febre baixa;
  • Manchas avermelhadas na pele que geralmente se localizam na face, orelhas, braços, pernas e glúteos, sendo incomum afetar o tronco. As manchas são semelhantes a um medalhão com bordas bem definidas tendo até 5 cm de diâmetro e surgem de repente. Apesar de raro estas manchas podem estar em volta dos olhos e no céu da boca;
  • Pequenos inchaços na região do couro cabeludo, mãos ou pés, podendo surgir também na região íntima. As mucosas como boca e olhos raramente são afetadas;
  • Sintomas de dor nas articulações e na barriga são raros.

Na maior parte das vezes é comum que a criança tenha tido alguma doença causada por vírus, como gripe ou resfriado, cerca de 15 a 30 dias antes do aparecimento destes sintomas.

O diagnóstico deve ser feito pelo pediatra ou dermatologista e as características das lesões levam à suspeita dessa doença. Não existe nenhum exame específico que possa identificar essa vasculite, mas o médico pode solicitar o exame de sangue e de urina para verificar se pode ser alguma outra doença, como a Púrpura de Henoch-Schönlein é a principal suspeita.

Causas vasculite urticária 

As causas da vasculite urticária da infância incluem uma infecção causada por vírus, mas que não passa de uma pessoa para outra. A doença também pode surgir após a criança tomar a vacina contra sarampo, DPT ou HiB, ou depois de tomar remédios como penicilina, cefalosporina, sulfametoxazol-trimetoprim ou até mesmo, paracetamol. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...