Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nova Vacina contra Diabetes

Uma vacina que pode vir a tratar a diabetes tipo 1 está a ser testada em humanos, depois de vários anos de investigação. Trata-se de uma vacina com o nome Diamyd que está em testes de fase 2, e tem produzido bons resultados, estando os resultados finais previstos para o segundo semestre de 2020.

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico reage contra o próprio organismo, destruindo as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, que é um hormônio que regula a absorção de açúcar da circulação sanguínea para o interior das células. Saiba identificar os sintomas de diabetes tipo 1.

A vacina, que é injetada no nódulo linfático, tem como finalidade reduzir a sensibilidade do sistema imunológico, de forma a preservar as células beta do pâncreas que ainda estão funcionais e permitir que continuem a produzir insulina.

Nova Vacina contra Diabetes

Como funciona a vacina?

A descarboxilase do ácido glutâmico, também conhecida por GAD65, é uma proteína endógena que é expressa pelas células beta do pâncreas e que, na diabetes tipo 1, é identificada pelo sistema imunológico como sendo perigosa. Nestes casos, o sistema imunológico reage contra esta proteína, destruindo as células beta do pâncreas, reduzindo progressivamente a produção de insulina.

A vacina Diamyd tem na sua composição a proteína descarboxilase do ácido glutâmico, que atua reduzindo a sensibilidade do sistema imunológico, preservando as células produtoras de insulina que restaram funcionais, permitindo que elas continuem a produzir insulina, mesmo que em pouca quantidade.

A Diamyd é uma vacina que deve ser administrada diretamente no nódulo linfático, de forma a preservar a insulina endógena que é produzida. Os resultados finais do estudo estão previstos para o segundo semestre de 2020.

Conheça outros tratamentos que estão em fases de estudo e que prometem curar a diabetes.


Bibliografia

  • MEDICAL NEWS BULLETIN. Does the rotavirus vaccine reduce the risk of type 1 diabetes in children?. Link: <www.medicalnewsbulletin.com>. Acesso em 19 Mar 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem