Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vacina contra o Câncer

A vacina contra o câncer utiliza células dendítricas que ajudam o sistema imune a reconhecer e eliminar mais facilmente as células cancerígenas, combatendo com mais eficácia o câncer. Esta vacina é considerada uma imunoterapia e já é utilizada na Alemanha como tratamento auxiliar para o tratamento de câncer avançado.

Assim, o objetivo desta vacina não é proteger contra o câncer, mas fortalecer o sistema imune, levando-o a ter uma melhor resposta imune, aumentando a resposta das células T antitumorais e permitindo que o próprio corpo consiga combater as células de câncer e vencer a doença.

Esta vacina é individualizada e para cada paciente é feita uma nova vacina utilizando suas próprias células dendríticas. Isto é importante pois nos pacientes diagnosticados com câncer, depois de um tempo, suas células dendríticas deixam de reconhecer o tumor como um agente agressor e o corpo deixa de combatê-lo. Com esta vacina, o corpo passa a reconhecer as células cancerígenas como sendo nocivas ao organismo e podem combatê-las de forma eficaz.

Duração do tratamento

A duração do tratamento com esta vacina varia em cada caso, no entanto, na maior parte dos casos é feito com 4 injeções, sendo que cada uma deve ser aplicada a cada 4 a 5 semanas. Porém, nos casos em quem a vacina não apresenta efeito positivo, o médico pode aumentar a frequência da vacinação para 1 injecção a cada mês.

Quais os efeitos secundários

Os efeitos secundários mais comuns do uso deste tipo de vacina incluem febre, cansaço excessivo, arrepios e vermelhidão, inchaço e coceira no local da injeção.

Quem não pode tomar

Ainda não se encontram definidas contraindicações para esta vacina, no entanto, alguns critérios de exclusão podem ser a reduzida quantidade de células no exame de sangue e presença de doenças auto-imunes que podem aumentar o risco do paciente.

Entenda melhor o que são Células dendríticas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...