Uva-ursi: o que é, para que serve e como usar

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

A uva-ursi é uma planta medicinal, da espécie Arctostaphylos uva-ursi, muito utilizada para auxiliar no tratamento de infecções urinárias, como cistite ou uretrite, além de pedras nos rins ou diarreia aguda, pois tem ação antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas e diuréticas.

As partes normalmente utilizadas da uva-ursi, também conhecida como uva-ursina, buxilo, medronheiro, uva-de-urso ou búxulo, são as folhas, de onde são extraídas as substâncias medicinais para o preparo do chá, cataplasma, cápsulas ou tintura.

A uva-ursi pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação e, embora tenha muitos benefícios, não substitui o tratamento médico convencional e deve ser usada com indicação médica ou de um fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A uva-ursi é indicada apara auxiliar no tratamento de:

  • Infecções urinárias, como cistite ou uretrite;
  • Pedras nos rins;
  • Inflamações renais ou pielites;
  • Próstata aumentada;
  • Cólicas uterinas;
  • Abscessos ou furúnculos;
  • Vaginites ou blenorragia;
  • Diarreia aguda ou disenteria.

Esses benefícios da uva-ursi devem-se a presença de arbutina, flavonoides, hidroquinonas, taninos e ácido ursólico na sua composição, com propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas e diuréticas.

Embora tenha muitos benefícios, a uva-ursi não deve substituir o tratamento médico com remédios e nem ser utilizado sem que tenha sido orientado pelo médico ou fitoterapeuta.

A uva-ursi emagrece?

A uva-ursi não emagrece, não tendo nenhum efeito sobre a eliminação e redução da gordura corporal.

No entanto, por ter ação diurética, pode-se eliminar mais água do corpo, dando a falsa sensação de emagrecimento.

Como usar

As folhas da uva-ursi podem ser usadas para o preparo do chá, cataplasma, cápsulas ou tintura, por exemplo.

1. Chá de uva ursi

O chá de uva-ursi aumenta a eliminação da urina, limpa e diminui o inchaço das vias urinárias, podendo ser usado para cistite, uretrite, pedra nos rins ou inflamações renais, por exemplo. 

Esse chá atividade antimicrobiana, diminuindo a proliferação de microorganismos, especialmente a bactéria Escherichia coli (E. coli) que causa infecção na bexiga, uretra e rins e, por isso, é uma ótima opção de remédio caseiro para infecção urinária. 

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de uva-ursi;
  • 1 litro de água. 

Modo de preparo

Ferver a água junto com as folhas de uva-ursi por aproximadamente 15 minutos. Coar e beber morno de 2 a 3 xícaras por dia, por no máximo 5 dias, e não mais do que 5 vezes por ano. Veja outros remédios caseiros para infecção urinária.

2. Cápsulas de uva-ursi

A uva-ursi pode ser também encontrada na forma de cápsulas, em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, preparados com o extrato seco dessa planta medicinal.

As doses podem variar de acordo com a quantidade de extrato seco na composição das cápsulas, sendo recomendado a dose de 1 a 6 g de uva-ursi por dia, por no máximo 7 dias. 

Desta forma, para cápsulas de 500 mg de uva-ursi a dose recomendada é de 1 cápsula, até 3 vezes por dia. Já as cápsulas de 350 mg, a dose recomendada é de 2 cápsulas de manhã e 2 cápsulas à tarde.

O uso da uva-ursi em cápsulas deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais, com doses individualizadas, de acordo com a condição a ser tratada. 

3. Tintura de uva-ursi

A dose da tintura de uva-ursi em solução concentrada a 20 % é de 20 gotas, 2 vezes por dia, devendo as gotas serem diluídas em água.

O uso da tintura deve ser feito somente com indicação médica.

4. Cataplasma de uva ursi

O cataplasma de uva-ursi pode ser usado para abscessos na pele ou furúnculos, por exemplo.

Ingredientes

  • Folhas uva-ursi.

Modo de preparo

Amassar as folhas de uva-ursi e adicionar uma pequena quantidade de água. Em seguida, aplicar na região afetada com abscesso ou furúnculo.

Possíveis efeitos colaterais

A uva-ursi pode causar efeitos colaterais quando usada em quantidades maiores do que as recomendadas, como zumbido no ouvido, náusea, vômito, irritabilidade, insônia, sensação de falta de ar ou convulsões.

Além disso, quando usada em excesso, a uva-ursi pode causar intoxicação no fígado, devido as hidroquinonas presentes na sua composição.

Quem não deve usar

A uva-ursi não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas de estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.

Vídeos relacionados