Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tumor estromal gastrointestinal

O tumor estromal gastrointestinal (GIST) é um câncer maligno raro que, normalmente, surge no estômago e parte inicial do intestino, mas que também pode aparecer em outras partes do sistema digestivo, como esôfago, intestino grosso ou ânus, por exemplo.

Geralmente, o tumor estromal gastrointestinal é mais frequente em idosos e adultos com mais de 40 anos, especialmente quando existe histórico familiar da doença ou o paciente sofre de neurofibromatose.

O tumor estromal gastrointestinal (GIST), embora maligno, desenvolve-se lentamente e, por isso, existem grandes chances de cura quando é diagnosticado na fase inicial, sendo que o tratamento pode ser feito com o uso de remédios ou cirurgia.

Sintomas de tumor estromal gastrointestinal

Os sintomas de tumor estromal gastrointestinal podem incluir:

  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Cansaço excessivo e náuseas;
  • Febre acima de 38ºC e calafrios, especialmente à noite;
  • Perda de peso, sem causa aparente;
  • Vômitos com sangue;
  • Fezes escuras ou com sangue;

Porém, na maioria dos casos, o tumor estromal gastrointestinal não apresenta sintomas, sendo que o problema é muitas vezes descoberto quando o paciente apresenta anemia e faz exames de ultrassom ou endoscopia para identificar uma possível hemorragia abdominal.

Tratamento para tumor estromal gastrointestinal

O tratamento para tumor estromal gastrointestinal deve ser indicado por um gastrenterologista, mas normalmente é feito com cirurgia para retirar a parte afetada do sistema digestivo, eliminando ou reduzindo o tumor.

Durante a cirurgia, caso seja necessário retirar uma grande parte do intestino, o cirurgião pode ter de criar um orifício permanente na barriga para as fezes saírem, ficando acumuladas numa bolsa colada à barriga.

No entanto, em alguns casos, o tumor pode ser muito pequeno ou estar num local difícil de operar e, por isso, o médico pode indicar apenas o uso diário de remédios, como Imatinib ou Sinutinib, que atrasam o crescimento do tumor, evitando os sintomas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...