Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tuberculose multiresistente

A tuberculose multiresistente é uma forma grave da tuberculose, que não responde aos antibióticos habitualmente utilizados para combater a doença podendo levar à morte em poucos meses, se o paciente não for devidamente tratado ou se este abandonar o tratamento sem o consentimento do médico.

Tratamento para tuberculose multiresistente

O tratamento para a tuberculose multiresistente é feito com a utilização de vários antibióticos ao mesmo tempo para garantir a eliminação do Bacilo de Koch do organismo do indivíduo.

O tempo deste tratamento pode variar entre 18 meses a 5 anos, ininterruptos, em casa ou no hospital.

Os médicos alertam para que os pacientes diagnosticados com tuberculose não deixem de tomar a medicação recomendada quando houver a diminuição dos sintomas da doença, pois assim estariam fortalecendo a bactéria e tornando o tratamento ainda mais difícil. Foi devido a este fator no passado que hoje encontram-se bactérias resistentes aos antibióticos atuais.

Tuberculose multiresistente tem cura?

Ao seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico a tuberculose multiresistente tem cura, mas é preciso que o indivíduo contaminado siga as normas de segurança e utilize a máscara respiratória constantemente e ao tossir ou espirrar utilize um lenço de papel descartável para evitar que o bacilo espalhe-se pelo ar e venha contaminar outros.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...