Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Truques para lidar com a asma

Alguns truques para lidar com a asma e preveni-la incluem, evitar locais fechados e poluídos, não contactar com animais com pêlo e andar sempre com a "bombinha" para todo o lado, por exemplo.

Embora, a asma não tenha cura, esta pode ser controlada com pequenas dicas, que podem ajudar a manter a qualidade de vida, evitando crises, como:

1. Manter a higiene da casa

Para evitar as crises é fundamental manter a casa limpa, arejada e fresca, ficando livre de sujeiras e, quando é preciso limpar a casa, deve pedir ajuda para sacudir tapetes e cobertores, pois possuem ácaros e fungos que agravam os sintomas.

Truques para lidar com a asma
Truques para lidar com a asma

Desta forma, é fundamental evitar locais fechados, empoeirados, secos ou com ar condicionado, para ajudar a evitar crises e lidar com a asma.

2. Evitar cheiros fortes

É importante não permanecer em locais que cheirem a produtos químicos, por exemplo que tenham sido pintados recentemente ou evitar por gasolina que tem um cheiro muito forte.

Truques para lidar com a asma
Truques para lidar com a asma

3. Não contactar com pêlo

O pêlo dos animais, como gatos ou cães, os cobertores e os tapetes são prejudiciais à saúde de quem tem asma, por isso, um bom truque é não ter animais e usar materiais antialérgicos.

3. Evitar fumaça

A fumaça de lareiras e cigarro aumentam a dificuldade respiratória e, por isso, a pessoa com asma deve evitar fumar e estar próximo de quem fuma.

4. Não tocar em poléns

O asmático deve evitar tocar em flores ou outras plantas, pois os pólens agravam a doença e provocam dificuldade respiratória.

5. Controlar o estresse

Para lidar com a asma é necessário controlar a ansiedade e o estresse, evitando situações que poderão provocar tensão.

7. Fazer exercício

Praticar exercício físico como natação ou caminhada, de forma regular, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhorando o bem-estar geral do paciente. Veja mais em: Os melhores exercícios físicos para asma

Truques para lidar com a asma
Truques para lidar com a asma

Além disso, pode ser importante fazer exercício para ajudar a perder peso, para quem está acima do peso, pois tem mais dificuldade para respirar e, para quem já está com o peso adequado é importante saber mantê-lo.

8. Falar ao médico antes de tomar um remédio

Antes de tomar qualquer remédio deve contactar o médico, pois alguns medicamentos interferem no sistema respiratório, podendo agravar a crise asmática. Leia também: Como evitar as crises de asma.

Como lidar com uma crise de asma

Alguns ótimos truques para lidar com a asma durante uma crise, incluem:

  • Sentar com o tronco ligeiramente inclinado, evitando deitar porque dificulta a respiração;
  • Tomar o remédio, ou bombinha, para asma;
  • Não comer alimentos ricos em carboidratos, como doces, mel ou chocolate porque eles aumentam o débito de CO2, exigindo mais trabalho dos alvéolos pulmonares para efetuar as trocas gasosas;
  • Beber chá de tomilho, principalmente com a flor. Este deve ser tomado sempre e não só em períodos de crise, pois é benéfico para os brônquios.

Em alguns casos, pode ser necessário chamar uma ambulância, ligando o 192. Saiba como atuar em: Primeiros socorros na crise de asma

Saiba mais sobre o tratamento em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...