Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Bula do Trofodermin (Clostebol + Neomicina)

Trofodermin é o nome comercial do creme cicatrizante que tem como princípios ativos acetato de Clostebol  5 mg e sulfato de Neomicina 5 mg, e é indicado para facilitar a cicatrização de feridas na pele, como úlceras, fissuras ou queimaduras, ou feridas nas mucosa 

Este medicamento é fabricado pela empresa Pfizer, e está disponível nas versões em creme dermatológico, muito utilizado para o tratamento de ferimentos, úlceras, fissuras ou queimaduras na pele, ou em creme vaginal, indicado para o tratamento de cervicites, vaginites ou para facilitar a cicatrização após cauterização do colo do útero, pós-aplicação de rádio, colpoperineorrafias, ferimentos pós-parto e episiorrafias, por exemplo. 

Trofodermin é comprado nas principais farmácias, com receita médica, e costuma custa um valor entre 35 a 60 reais a bisnaga, a depender do local que é vendido, entretanto, também é encontrado na sua forma genérica como acetato de Clostebol e sulfato de Neomicina.

Bula do Trofodermin (Clostebol + Neomicina)

Para que serve

As indicações do Trofodermin incluem:

  • Creme dermatológico: feridas superficiais, formadas por pancadas, queimaduras, intertrigo, úlceras de varizes, escaras, intertrigos, fissuras, feridas infectadas ou lesões causadas pelo uso de radiação no tratamento do câncer;
  • Creme vaginal: feridas causadas por por pancadas, feridas no útero, como cervicites erosivas, pós-aperatórias, pós-aplicação de rádio ou pós-parto), feridas na vagina, como vaginites ulcerativas, pós-aperatórias, pós aplicação de rádio ou pós-parto, após cauterização do colo do útero, episiorrafias ou colpoperineorrafias. Confira as causas de ferida no útero e de ferida na vagina, e como identificar.

A ação do Trofodermin acelera o processo de cicatrização, por isso também costuma ser indicado nos casos de ferimentos com cicatrização demorada. 

Como funciona

Trofodermin é um creme cicatrizante que age pela associação da ação anabolizante do Clostebol, que é um hormônio esteroide que estimula a formação de novas células, com a ação da Neomicina, que é um antibiótico que controla e impede a infecção por bactérias. 

Desta forma, a cicatrização é facilitada, já que a pele é estimulada a se formar, assim como são eliminados focos de infecção que atrasam a cura dos ferimentos.

Como usar

Para usar o creme Trofodermin, deve-se seguir as seguintes orientações:

  • Creme dermatológico: aplicar uma fina camada do creme sobre a região afetada, estando limpa e seca, 1 a 2 vezes por dia, conforme indicação médica;
  • Creme vaginal: aplicar o creme dentro na vagina, cuidadosamente, introduzindo o aplicador carregado de creme, o mais profundo possível, 1-2 vezes ao dia, conforme indicação do ginecologista. Para preencher o aplicador, deve-se encaixá-lo na bisnaga, que deve ser apertada suavemente até que o êmbolo chegue ao topo. A posição deitada com as pernas dobradas pode facilitar a aplicação.

Para que que o tratamento seja eficaz, é importante seguir os horários e o número de dias recomendado pelo médico. Caso haja o esquecimento de alguma dose, deve-se fazê-la assim que lembrar, mas caso esteja perto do horário da próxima dose, recomenda-se desconsiderar a dose esquecida e realizar a próxima.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que este medicamento pode causar são coceira e vermelhidão da pele.

Quem não deve utilizar

Trofodermin é contra-indicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade ao Clostebol (ou outros derivados da testosterona), Neomicina ou a qualquer componente da fórmula. 

Este medicamento também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou por mulheres que estejam amamentando, exceto sob indicação médica. Por isso, é importante informar imediatamente ao médico em caso de suspeita de gravidez ou se estiver em período de amamentação.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar