Bula do Trofodermin (Clostebol + Neomicina)

janeiro 2018

Trofodermin é o nome comercial do creme cicatrizante que tem como princípios ativos acetato de Clostebol 5 mg e sulfato de Neomicina 5 mg, e é indicado para facilitar a cicatrização de feridas na pele, como úlceras, fissuras ou queimaduras, ou feridas nas mucosa

Este medicamento é fabricado pela empresa Pfizer, e está disponível nas versões em creme dermatológico, muito utilizado para o tratamento de ferimentos, úlceras, fissuras ou queimaduras na pele, ou em creme vaginal, indicado para o tratamento de cervicites, vaginites ou para facilitar a cicatrização após cauterização do colo do útero, pós-aplicação de rádio, colpoperineorrafias, ferimentos pós-parto e episiorrafias, por exemplo.

Trofodermin é comprado nas principais farmácias, com receita médica, e costuma custa um valor entre 35 a 60 reais a bisnaga, a depender do local que é vendido, entretanto, também é encontrado na sua forma genérica como acetato de Clostebol e sulfato de Neomicina.

Para que serve

As indicações do Trofodermin incluem:

  • Creme dermatológico: feridas superficiais, formadas por pancadas, queimaduras, intertrigo, úlceras de varizes, escaras, intertrigos, fissuras, feridas infectadas ou lesões causadas pelo uso de radiação no tratamento do câncer;
  • Creme vaginal: feridas causadas por por pancadas, feridas no útero, como cervicites erosivas, pós-operatórias, pós-aplicação de rádio ou pós-parto), feridas na vagina, como vaginites ulcerativas, pós-operatórias, pós aplicação de rádio ou pós-parto, após cauterização do colo do útero, episiorrafias ou colpoperineorrafias. Confira as causas de ferida no útero e de ferida na vagina, e como identificar.

A ação do Trofodermin acelera o processo de cicatrização, por isso também costuma ser indicado nos casos de ferimentos com cicatrização demorada.

Como funciona

Trofodermin é um creme cicatrizante que age pela associação da ação anabolizante do Clostebol, que é um hormônio esteroide que estimula a formação de novas células, com a ação da Neomicina, que é um antibiótico que controla e impede a infecção por bactérias.

Desta forma, a cicatrização é facilitada, já que a pele é estimulada a se formar, assim como são eliminados focos de infecção que atrasam a cura dos ferimentos.

Como usar

Para usar o creme Trofodermin, deve-se seguir as seguintes orientações:

  • Creme dermatológico: aplicar uma fina camada do creme sobre a região afetada, estando limpa e seca, 1 a 2 vezes por dia, conforme indicação médica;
  • Creme vaginal: aplicar o creme dentro na vagina, cuidadosamente, introduzindo o aplicador carregado de creme, o mais profundo possível, 1-2 vezes ao dia, conforme indicação do ginecologista. Para preencher o aplicador, deve-se encaixá-lo na bisnaga, que deve ser apertada suavemente até que o êmbolo chegue ao topo. A posição deitada com as pernas dobradas pode facilitar a aplicação.

Para que que o tratamento seja eficaz, é importante seguir os horários e o número de dias recomendado pelo médico. Caso haja o esquecimento de alguma dose, deve-se fazê-la assim que lembrar, mas caso esteja perto do horário da próxima dose, recomenda-se desconsiderar a dose esquecida e realizar a próxima.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que este medicamento pode causar são coceira e vermelhidão da pele.

Quem não deve utilizar

Trofodermin é contra-indicado para pessoas que apresentam hipersensibilidade ao Clostebol (ou outros derivados da testosterona), Neomicina ou a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou por mulheres que estejam amamentando, exceto sob indicação médica. Por isso, é importante informar imediatamente ao médico em caso de suspeita de gravidez ou se estiver em período de amamentação.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2018.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.