Como usar o triptofano para emagrecer

Atualizado em abril 2021

O triptofano pode ajudar a emagrecer se consumido diariamente a partir da alimentação e do uso de suplementos que contenham esse aminoácido. A perda de peso é estimulada porque o triptofano aumenta a produção de serotonina, um hormônio que dá ao corpo uma sensação de bem estar, alivia o estresse e reduz a fome e o desejo de comer.

Com isso, há uma diminuição dos episódios de compulsão alimentar e do desejo por doces ou alimentos ricos em carboidratos, como pães, bolos e salgados. Além disso, o triptofano também ajuda a relaxar e a ter uma boa noite de sono, o que regula a produção hormonal do organismo, fazendo com que o metabolismo funcione melhor e queime mais gordura.

Imagem ilustrativa número 1

Como incluir o triptofano na dieta

O triptofano está presente em alimentos como queijo, amendoim, peixes, castanhas, frango, ovo, ervilha, abacate e banana, que devem ser consumidos diariamente para auxiliar na perda de peso.

Veja na tabela a seguir um exemplo de cardápio de 3 dias rico em triptofano:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 xícara de café + 2 fatias de pão integral com ovo e queijo 1 copo de vitamina de abacate, sem açúcar 1 copo de café com leite + 4 col de sopa de cuscuz + 2 fatias de queijo
Lanche da manhã 1 banana + 10 castanhas de caju  mamão amassado + 1 col de pasta de amendoim abacate amassado com 1 colher de aveia
Almoço/Jantar arroz, feijão, estrogonofe de frango e salada verde batata assada no forno com azeite + peixe em postas + salada de couve-flor Sopa de carne com ervilha e macarrão
Lanche da tarde 1 iogurte natural + granola + 5 castanhas de caju 1 xícara de café + 2 fatias de pão integral com ovo e queijo 1 copo de café com leite + 1 fatia de pão integral com pasta de amendoim + 1 banana

Também é importante lembrar que, para ter maiores resultados na perda de peso, também é importante praticar atividade física regularmente, pelo menos 3x/semana. Veja a lista completa de Alimentos ricos em triptofano.

Como tomar triptofano em cápsulas para emagrecer

O triptofano também pode ser encontrado na forma de suplemento em cápsulas, geralmente com o nome de L-triptofano ou 5-HTP, que podem ser encontrados em lojas de suplementos nutricionais ou farmácias, com preço médio de 65 a 100 reais, dependendo da concentração e da quantidade de cápsulas. Além disso, o triptofano também está presente em boas quantidades em suplementos proteicos, como whey protein e caseína.

É importante lembrar que esse suplemento deve ser tomado de acordo com orientação do médico ou do nutricionista, e sua utilização deve ser feita juntamente com uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física. Normalmente pequenas doses, como 50mg, no café da manhã, almoço e outra no jantar são indicadas porque assim o efeito das cápsulas dura todo o dia, e por isso o humor não altera muito, sendo mais fácil cumprir a dieta.

Contraindicações e efeitos colaterais

O suplemento de triptofano está contraindicado em casos de uso de medicamentos antidepressivos ou calmantes, pois a combinação do medicamento com o suplemento pode causar problemas cardíacos, ansiedade, tremores e sonolência excessiva. Além disso, mulheres grávidas ou que amamentam também deve evitar o uso desse suplemento.

O excesso de triptofano pode causar efeitos colaterais como azia, dor de estômago, enjoos, vômitos, gases, diarreia, perda de apetite, tonturas, dores de cabeça, boca seca, fraqueza muscular e sonolência excessiva.