Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para síndrome de Sjögren

O tratamento para síndrome de Sjögren é direcionado para o alívio dos sintomas, e diminuição dos efeitos da boca e olhos secos na vida da pessoa, para uma melhor qualidade de vida, uma vez que não existe cura para esta doença.

Esta síndrome é uma doença reumática crônica e auto-imune, que provoca a inflamação e destruição de glândulas do corpo, como as salivares e lacrimais, impedindo a hidratação natural dos tecidos. Saiba identificar os principais sintomas e como diagnosticar a síndrome de Sjögren.

As opções de tratamento incluem:

1. Uso de remédios

Tratamento para síndrome de Sjögren

Os medicamentos utilizados para aliviar os sintomas desta síndrome são prescritos pelo reumatologista, e alguns são:

  • Pilocarpina ou Cevimelina, em comprimido, são úteis para estimular o funcionamento das glândulas e melhorar os sintomas de ressecamento;
  • Lágrimas artificiais, géis ou colírios lubrificantes, como Lacrima plus, Optive, Hylo gel e Fresh tears, por exemplo, são utilizados para diminuir o desconforto nos olhos e evitar possíveis complicações nas córneas;
  • A pastilha de liberação prolongada de lubrificante e protetor ocular, à base de hidroxipropil-celulose, pode ser colocada na pálpebra inferior e se dissolve lentamente ao longo do dia, usada em casos mais graves de olho seco;
  • O gel de ácido propiônico pode ser usado para tratar o ressecamento vaginal;
  • Comprimidos analgésicos simples e anti-inflamatórios, como Paracetamol, Ibuprofeno ou Naproxeno, por exemplo, são opções para alívio de sintomas como dor no corpo e nas articulações, que podem surgir;
  • Medicamentos reguladores da imunidade, em comprimido ou injetáveis, do tipo corticóides e imunossupressores, como Dexametasona, Hidroxicloroquina, Metotrexato, Azatioprina, Ciclofosfamida ou Rituximab, são prescritos em casos de apresentações mais graves da doença, como artrite, sintomas neurológicos ou comprometimento dos pulmões vasos sanguíneos e rins.  

Um procedimento que pode ser feito para aumentar o efeito das lágrimas artificiais, mantendo sua ação por mais tempo, é a oclusão do canal lacrimal, que bloqueia o pequeno orifício por onde as lágrimas são drenadas dos olhos, através de um procedimento simples, orientado pelo reumatologista e realizado com um tampão de silicone ou outro material.

2. Tratamento natural

Tratamento para síndrome de Sjögren

Existem diversas alternativas naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da pessoa com síndrome de Sjögren, e algumas das opções são:

  • Beber água em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, para manter a boca úmida;
  • Bochechos de água com gotas de limão ou de chá da camomila ajudam a aliviar a secura na boca;
  • Consumir gomas de mascar sem açúcar ou pastilhas com xilitol também são boas alternativas para manter a lubrificação da boca;
  • Manter a umidificação do ambiente, com umidificadores ou uso de panos úmidos ou aquários, princjpalmente à noite, dentro do quarto;
  • Dieta rica em ômega, como a ingestão de peixes, azeite de oliva ou óleo de semente de linhaça, pois ajudam a aliviar a inflamação.

Além disso é importante sempre escovar os dentes após as refeições, evitar o consumo de elimentos açucarados, para prevenir as infecções nos dentes e olhos, que são comuns nas pessoas com esta síndrome, já que as bactérias podem se proliferar devido à falta de lubrificação. 

3. Cuidados diários especiais

Tratamento para síndrome de Sjögren

Outras orientações que podem ser feitas no dia-a-dia para aliviar os sintomas são:

  • Evitar bebidas ácidas, como refrigerantes e bebidas energéticas, ou bebidas com cafeína, pois aumentam a sensação de secura;
  • Usar óculos com protecção lateral ou de lente larga porque evitam a evaporação da lágrima, por bloquear o vento e garantir mais humidade aos olhos;
  • Usar cremes ou batons hidratantes para diminuir a secura nos lábios;
  • Lembrar de sempre piscar os olhos, pois é comum esquecer durante atividades como ver televisão ou usar o computador;
  • Evitar ambientes com baixa umidade e excesso do uso de ventilador ou ar condicionado, fumo ou poeiras;
  • Evitar o uso de maquiagem em excesso, pois pode conter substâncias irritativa aos olhos e rosto;

Também é importante interromper o uso de medicamentos que causam secura nos olhos e boca, após avaliação com o médico, como alguns anti-hipertensivos, anti-depressivos ou anti-histamínicos.

4. Tratamento fisioterapêutico

A fisioterapia na síndrome de Sjögren é particularmente importante em casos de dores no corpo, nas articulações e artrite, pois são realizadas técnicas de compressas quentes e frias para ajudar a desinflamar as articulações, além de exercícios para fortalecer a musculatura e aumentar a amplitude articular.

Saiba mais sobre os benefícios da fisioterapia para combater a dor e aliviar os sintomas de artrite

Tratamento da síndrome na gravidez

Pode acontecer desta síndrome ser desencadeada durante a gravidez, pois é um período de alterações hormonais e de implicações emocionais importantes. Nestes casos, o tratamento natural e com lubrificantes orais e oculares pode ser feito normalmente, entretanto, em casos mais graves, nem todos os remédios podem ser utilizados, sendo necessário um acompanhamento regular e seguir as orientações do reumatologista e obstetra.

Além disso, uma mulher que já tem o diagnóstico da síndrome de Sjögren pode engravidar, entretanto cada caso deve ser conversado com o médico reumatologista e obstetra, pois em casos graves, existe risco de piora dos sintomas e de alguns dos auto-anticorpos da mãe prejudicarem o desenvolvimento do bebê.

Também é necessária a suspensão ou substituição de alguns dos medicamentos em comprimido ou injetáveis, que podem ser maléficos ao bebê, como os corticóides e alguns imunossupressores. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...