7 opções de tratamento para rugas

Atualizado em janeiro 2024

Para eliminar as rugas do rosto, pescoço e colo é recomendado usar cremes antirrugas e, em alguns casos, tratamentos estéticos, como microagulhamento, radiofrequência e peeling com ácidos, por exemplo, que devem ser feitos por um profissional capacitado com o objetivo de estimular a produção de células que garantem firmeza e sustentação à pele.

O tratamento antirrugas pode ser iniciado a partir dos 25 anos, com cremes e cuidados diários, enquanto que os tratamentos estéticos podem ser iniciados a partir dos 30-35 anos quando nota-se que a pele está mais flácida.

É importante que o dermatologista seja consultado para que seja avaliado qual o melhor tratamento para manter a firmeza da pele, de acordo com a idade e tipo de pele, eliminando completamente as rugas e as linhas de expressão.

Imagem ilustrativa número 1

Opções de tratamento

Algumas opções de tratamento para rugas são:

1. Creme antirrugas

Os cremes antirrugas podem começar a serem utilizados como prevenção ou quando começarem a aparecer as primeiras linhas de expressão, de forma que o uso pode iniciar por volta dos 25 anos.

Dessa forma, podem ser encontrados diversos tipos de cremes antirrugas, podendo variar de acordo com o tipo de pele e idade da pessoa, além de poderem ser específicos para a noite ou dia. Os cremes devem ser aplicados depois de limpar bem a pele, removendo a maquiagem e impurezas, sendo importante que o dermatologista seja consultado para que seja indicado o cremes mais adequado para obter os melhores resultados.

Os cremes antirrugas devem conter compostos bioativos com propriedades reparadoras, antioxidantes, metabólicas e enzimáticas, como os peptídeos, vitamina C, vitamina E, manteiga de karité, coenzima Q10, retinol, ácido hialurônico, colágeno hidrolisado, entre outros, além de fatores de proteção solar.

2. Radiofrequência

A radiofrequência é um procedimento em que é utilizado um aparelho que estimula a produção de novas células de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele, ajudando a reduzir as linhas de expressão e as rugas, podendo realizar sessões a cada 15 ou 30 dias, de acordo com a orientação do dermatologista ou esteticista. Entenda como funciona a radiofrequência.

3. Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento estético que consiste no uso de um pequeno aparelho com pequenas agulhas, conhecido como dermaroller, que realiza pequenos furinhos na pele, estimulando a formação de novas fibras de colágeno e favorecendo o aumento da penetração de cosméticos.

O microagulhamento pode ser realizado em casa, com pequenos aparelhos com agulhas de no máximo 0,5 mm de profundidade, cerca de 1 vez por semana ou à cada 15 dias. Veja mais detalhes sobre o microagulhamento no vídeo a seguir:

youtube image - Como usar o DERMAROLLER em casa

4. Peeling com ácidos

O peeling com ácidos, ou peeling químico, é outro tratamento estético que pode ser realizado pelo dermatologista ou profissional capacitado e consiste na aplicação de ácidos sobre a pele, como o ácido glicólico ou o ácido retinoico, para promover a remoção da camada mais superficial da pele e estimular o crescimento de uma nova camada de pele, ajudando a combater as rugas e linhas de expressão.

Além disso, dependendo do ácido utilizado, é também possível promover a estimulação da produção de colágeno, combatendo a flacidez. Entenda como é feito o peeling com ácidos.

5. Preenchimento

O preenchimento das rugas com ácido hialurônico ou toxina botulínica (botox) é uma forma de tratar as rugas profundas e deve ser feito pelo dermatologista ou profissional especializado. Tanto o preenchimento com ácido hialurônico quanto o botox possuem efeito passageiro, ou seja, devem ser retocados depois de alguns meses para manter o resultado.

6. Jato de plasma

O jato de plasma é um procedimento estética em que é feita a aplicação de plasma, que é um gás ionizado, diretamente nas rugas. Assim, esse gás ativa a regeneração do tecido e estimula a produção de colágeno, contribuindo para o tratamento das rugas profundas, além de dar mais firmeza à pele. Conheça mais sobre o jato de plasma.

7. Lifting facial

O lifting facial costuma ser a última opção de tratamento para ruga profundas, já que é um procedimento mais invasivo. Assim, esse procedimento é recomendado quando não há melhora das rugas após a realização de outros procedimentos estéticos ou quando a pessoa deseja um efeito mais definitivo, sendo normalmente indicado para pessoas acima dos 45 anos.

O lifting facial é feito sob anestesia geral e consiste na realização de um corte que permita que o médico "puxe" a pele, de forma que a pele do rosto fica mais esticada, combatendo a flacidez e as rugas. Entenda como é feito o lifting facial.

8. Bioestimulador de colágeno

O bioestimulador de colágeno é uma substância, como o ácido poli-L-lático, a hidroxiapatita de cálcio ou a policaprolactona, aplicada pelo dermatologista nas camadas mais profundas da pele, para promover a produção natural de colágeno pela pele.

Essas substâncias, geralmente, tem um efeito prolongado de 12 a 24 meses, e ajudam a deixar a pele mais firme e uniforme, com mais volume, sendo uma boa opção de tratamento para rugas e linhas de expressão. Entenda o que é bioestimulador de colágeno e como funciona.

Como diminuir as rugas em casa

Algumas recomendações para diminuir as rugas em casa são:

  • Manter a boa hidratação da pele de todo o corpo, incluindo do rosto;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia;
  • Dar preferência ao uso de sabonete líquido no rosto;
  • Lavar o rosto com água mineral, água micelar ou água termal, porque estas não tem cloro, conhecido por ressecar a pele;
  • Comer alimentos ricos em colágeno diariamente, como carne vermelha, coxa de frango e gelatina;
  • Tomar um suplemento de colágeno hidrolisado diariamente, que ajuda a manter a sustentação da pele;
  • Usar sempre um creme anti-idade no rosto com fator de proteção solar;
  • Fazer a ginástica facial alongando os músculos importantes que fazem o efeito contrário das rugas;
  • Usar chapéu e óculos de sol de qualidade sempre que estiver exposto ao sol ou à claridade para evitar a contração dos músculos ao redor dos olhos e da testa, evitando a formação de rugas nestas regiões.

O segredo para manter a pele bonita, firme e hidratada também está em ter uma vida saudável, se alimentando bem e cuidando da pele externamente com os produtos mais indicados para cada tipo de pele, mas outros fatores que também contribuem são não fumar, porque a fumaça do cigarro é prejudicial à saúde e também provoca danos na pele, favorecendo a formação de rugas na parte superior da boca, conhecida popularmente como 'código de barras'.

Confira mais dicas sobre o que comer para manter a pele saudável assistindo ao vídeo a seguir:

youtube image - Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

Vídeos relacionados