Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para rinite

O tratamento da rinite baseia-se, inicialmente, na prevenção do contato com os alérgenos e irritantes causadores da rinite. De acordo com orientação médica, a ingestão de remédios também deve ser instituída através do uso de anti-histamínicos orais ou tópicos, descongestionantes nasais e corticosteroides tópicos.

A cirurgia é indicada apenas quando os tratamentos mencionados anteriormente não apresentam resultados satisfatórios e quando a obstrução nasal é permanente.

Tratamento natural para rinite

O tratamento natural para rinite pode ser feito através das seguintes medidas:

  • Ao acordar, tomar chá quente de alecrim-de-jardim com eucalipto e erva-cidreira, adoçado com mel de abelhas, contendo suco de 2 limões e 15 gotas de óleo de rícino, durante 30 dias seguidos;
  • Fazer inalações com própolis em spray. Para os adultos, aconselha-se 1 a 2 jatos em cada narina, para as crianças, 1 jato em cada narina. Nos casos de crianças abaixo de 1 ano de idade, deve-se pedir aconselhamento médico;
  • Tomar suco de abacaxi com maçã e mel duas vezes ao dia;
  • Tomar suco morno de laranja com abacaxi com 30 gotas de própolis;
  • Fazer banho de vapor com chá de eucalipto e sal toda noite antes de dormir.

Tratamento caseiro para rinite 

O tratamento caseiro para a rinite pode ser realizado de uma forma bastante simples e econômica, através da lavagem nasal com soro fisiológico ou solução salina. A higiene das narinas tem a função de eliminar os alérgenos aderidos na mucosa nasal nos casos mais leves de rinite.

A lavagem pode ser realizada várias vezes ao dia, sendo também imprescindível antes da aplicação de outros medicamentos. Pode-se comprar a solução salina na farmácia ou preparar em casa, com uma xícara de água morna, meia colher de chá de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...