Como combater o Olho Seco

Atualizado em dezembro 2018

Para combater o olho seco, que é quando os olhos ficam vermelhos e queimando, é recomendado utilizar colírios hidratantes ou lágrimas artificiais 3 a 4 vezes por dia, para manter o olho úmido e reduzir os sintomas.

Além disso, é importante consultar um oftalmologista para identificar a causa do olho seco e iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário.

Imagem ilustrativa número 1

Como evitar o olho seco

Algumas formas de combater o olho seco, enquanto se espera pela consulta no médico, incluem:

  • Piscar os olhos mais vezes durante do dia ou sempre que lembrar;
  • Evitar ficar exposto ao vento, ar condicionado ou ventiladores, sempre que possível;
  • Utilizar óculos de sol quando sair no sol, para proteger os olhos dos raios solares;
  • Comer alimentos ricos em ômega 3, como salmão, atum ou sardinha;
  • Beber 2 litros de água ou chá por dia para manter a hidratação;
  • Fazer uma pausa a cada 40 minutos quando se utiliza o computador ou se vê televisão;
  • Colocar uma compressa de água morna sobre o olho fechado;
  • Utilizar um umidificador dentro de casa, especialmente no inverno.

A síndrome do usuário do computador também pode ser conhecida como a síndrome do olho seco porque provoca sintomas como olhos inchados, vermelhos, com ardência e desconforto. Saiba mais sobre a síndrome do olho seco.

Estes cuidados podem ser feitos mesmo por quem utiliza óculos ou lentes de contato e ajudam a evitar o ressecamento dos olhos, assim como a desidratação do organismo, diminuindo o risco de olho seco.

Quando ir no médico

É importante ir imediatamente ao oftalmologista ou ao pronto-socorro quando os sintomas demoram mais de 24 horas para desaparecer, aparece dificuldade para enxergar ou surge dor intensa no olho ou inchaço.

A síndrome do olho seco tem cura através do uso de colírios corticoides e cirurgia, especialmente nos casos mais leves em que os sintomas apenas surgem com o uso do computador.

Assim, dependendo do caso, é comum que o oftalmologista comece por recomendar a utilização de colírios anti-inflamatórios corticoides, como Dexametasona, 3 a 4 vezes por dia e, caso os sintomas não diminuam, pode aconselhar a cirurgia para melhorar a hidratação natural do olho.