Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para miopatia nemalínica

O tratamento para miopatia nemalínica deve ser orientado por um pediatra, no caso do bebê e da criança, ou por um um ortopedista, no caso do adulto, sendo feito não para curar a doença, mas para aliviar e tratar os sintomas, melhorando a qualidade de vida.

Normalmente, o tratamento é iniciado com sessões de fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos que se encontram enfraquecidos através da realização de exercícios específicos adaptados por um fisioterapeuta.

Além disso, e dependendo dos sintomas que podem surgir, o tratamento também pode ser feito com:

  • Uso de CPAP: é um aparelho com máscara utilizado nos casos moderados e severos para facilitar a respiração, especialmente, durante o sono. Saiba mais em: CPAP;
  • Utilização de cadeira de rodas: é necessária nos casos de miopatia nemalínica que provoca dificuldade para caminhar devido à fraqueza dos músculos das pernas;
  • Colocação de sonda de gastrostomia: consiste num pequeno tubo inserido diretamente no estômago que permite a alimentação nos casos mais severos;
  • Ingestão de antibióticos: são usados em alguns casos para tratar infecções respiratórias, como pneumonia, frequentes devido aos problemas respiratórios provocados pela miopatia.

Nos casos mais graves, pode ser necessário ficar internado no hospital para fazer o tratamento adequado e evitar complicações graves, como parada respiratória,que colocam em risco a vida do paciente.

Sintomas da miopatia nemalínica

Os principais sintomas da miopatia nemalínica incluem:

  • Fraqueza muscular, especialmente nos braços e pernas;
  • Dificuldade para respirar ou engolir;
  • Atrasos no desenvolvimento;
  • Dificuldade para caminhar.

Além destes sintomas, também é comum o surgimento de algumas características como rosto fino, corpo estreito, aparência de boca aberta, pé cavo, peito fundo e desenvolvimento de escoliose ou osteoporose.

Geralmente, os sintomas surgem logo após o nascimento porque é uma doença genética, porém, em alguns casos, os primeiros sintomas podem se desenvolver apenas no início da vida adulta.

O diagnóstico da miopatia nemalítica é feito com a biópsia muscular quando existem sintomas de suspeita da doença, principalmente quando surgem atrasos no desenvolvimento e fraqueza muscular constante.

Sinais de melhora da miopatia nemalínica

Não existem sinais de melhora da miopatia nemalínica, uma vez que a doença não melhora. No entanto, os sintomas podem ser corrigidos com o tratamento, permitindo ter mais qualidade de vida.

Sinais de piora da miopatia nemalínica

Os sinais de piora da miopatia nemalínica estão relacionados com as complicações, como infecções e parada respiratória, e por isso incluem febre acima de 38ºC, aumento da dificuldade para respirar, respiração superficial, dedos e rosto azulados.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...