Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Meningite Viral

O tratamento para a meningite viral pode ser feito em casa e tem como objetivo aliviar os sintomas como febre superior a 38ºC, rigidez na nuca, dor de cabeça ou vômitos, pois não existe nenhum remédio antiviral específico para tratar a meningite, exceto quando é causada pelo vírus do Herpes Zoster, em que o Aciclovir pode ser utilizado.

Desta forma, o neurologista, no caso do adulto, ou o pediatra, no caso da criança, pode recomendar a ingestão de remédios analgésicos para aliviar a dor e antipiréticos para baixar a febre, como o Paracetamol, por exemplo, assim como remédios antieméticos, como a Metoclopramida, para cessar os vômitos.

Tratamento para Meningite Viral

Durante o tratamento, que dura entre 7 a 10 dias, é recomendado que o paciente fique de repouso na cama até que a febre diminua abaixo dos 38ºC e que beba cerca de 2 litros de água por dia para não desidratar.

A meningite viral, quando se apresenta com quadro clínico leve pode ser tratada em casa com repouso e remédios para controlar os sintomas porque não existe nenhum remédio específico para tratar esta doença.

Como tratar a meningite viral em casa

O médico poderá recomendar o uso de analgésicos e antipiréticos, como o Paracetamol, e remédios para os vômitos, como a Metoclopramida. Algumas dicas para tratar a meningite viral em casa são:

  • Colocar uma toalha ou compressa fria na testa para ajudar a baixar a febre e a aliviar as dores de cabeça;
  • Tomar um banho com água morna ou fria para ajudar a baixar a febre;
  • Colocar uma compressa morna na parte de trás do pescoço para aliviar a rigidez na nuca e as dores de cabeça;
  • Beber o chá de freixo para baixar a febre, colocando 500 ml de água juntamente com 5 g de folhas picadas de freixo para ferver, pois esta planta medicinal tem ação antipirética;
  • Beber o chá de alfazema para aliviar as dores de cabeça, colocando para ferver 10 g de folhas de alfazema em 500 ml de água, pois esta planta medicinal tem propriedades analgésicas e relaxantes;
  • Beber o chá de gengibre para aliviar os enjoos e os vômitos, colocando para ferver 500 ml de água juntamente com 1 colher de sopa de gengibre, adoçando com mel, pois o gengibre auxilia na digestão, diminuindo os enjoos e os vômitos;
  • Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, principalmente se estiver com vômitos, para não desidratar.

O tratamento da meningite viral, normalmente, dura cerca de 7 a 10 dias e é importante que durante este o paciente tenha alguns cuidados para evitar a transmissão da meningite. Os cuidados são usar máscara, não compartilhar alimentos, bebidas ou objetos pessoais, como talheres ou escova de dentes e lavar as mãos frequentemente.

Em casos graves, o tratamento da meningite viral deve ser feito no hospital para que o paciente receba remédios e soro pela veia, de forma a aliviar os sintomas até o vírus ser eliminado do organismo.

Fisioterapia para meningite viral

O tratamento fisioterapêutico para meningite viral pode ser necessário quando o paciente desenvolve sequelas, como paralisia ou perda do equilíbrio, por exemplo, através de exercícios de aumento da força muscular e de recuperação do equilíbrio, promovendo a autonomia e a qualidade de vida do paciente. Conheça as possíveis Sequelas da meningite.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados durante o tratamento da meningite viral incluem:

  • Lavar as mãos antes e depois de entrar em contato com outros indivíduos, antes das refeições e de usar o banheiro;
  • Utilizar máscara;
  • Não compartilhar alimentos, bebidas, talheres, pratos ou escovas de dentes;
  • Evitar o contato íntimo e beijos.

Estes cuidados evitam a transmissão da doença, que pode ocorrer pelo ar, através da tosse ou de espirros, do compartilhamento de copos, talheres, pratos ou escovas dos dentes, por exemplo, do contato íntimo, de beijos ou do contato com fezes de um paciente infectado. Veja o que mais pode fazer para se proteger da meningite.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da meningite viral incluem a diminuição da febre abaixo de 38ºC, redução da rigidez na nuca e da dor de cabeça, assim como a diminuição dos enjoos e dos vômitos.

Sinais de piora

Os sinais de piora da meningite viral surgem quando o tratamento não é iniciado o mais rapidamente possível ou não é feito corretamente, podendo incluir diminuição da força muscular, aumento da febre, perda do equilíbrio, surdez ou perda da visão, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...