Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para gengiva inchada

O tratamento para gengiva inchada depende da sua causa e, por isso, a pessoa com este sintoma deve consultar um dentista para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, sendo fundamental manter uma higiene bucal correta.

Além do tratamento indicado pelo dentista, para diminuir o inchaço das gengivas pode-se fazer bochecho com água morna e sal, pois ajuda a combater os sinais inflamatórios e a evitar a proliferação de bactérias.

Tratamento para gengiva inchada

Como é feito o tratamento

O tratamento da gengiva inchada deve ser recomendado pelo dentista e varia de acordo com a causa do inchaço:

  1. Gengivite: A gengivite é caracterizada pela inflamação e inchaço da gengiva devido à presença excessiva de bactérias. Essa situação pode ser facilmente tratada por meio de melhora da escovação, limpeza dos dentes no consultório do dentista e uso de pastas para dentes sensíveis, como o Sensodyne, por exemplo;
  2. Aftas: No caso do inchaço das gengivas devido à presença de aftas, o dentista pode indicar o uso de remédios analgésicos, como o Omcilon, por exemplo, para aliviar a dor, ou a aplicação de água oxigenada diretamente na região inchada para combater a infecção;
  3. Alterações hormonais: Nesses casos, o tratamento deve ser recomendado pelo endocrinologista e é feito por meio da reposição hormonal, que diminui não só o inchaço das gengivas, mas também alivia outros sintomas que podem existir;
  4. Má nutrição: O consumo de alimentos pobres nutricionalmente também podem levar ao inchaço das gengivas e, por isso, é recomendado adotar uma dieta saudável e equilibrada e evitar alimentos ricos em açúcar e gordura, uma vez que podem ficar acumulados nos dentes e favorecer à proliferação de bactérias, resultando no inchaço da gengiva.

Além do uso de medicamentos analgésicos, alimentação adequada e uso de pastas para dentes sensíveis, é importante adotar bons hábitos de higiene bucal, escovando os dentes e a língua após as refeições. Saiba como escovar os dentes corretamente.

Tratamento natural para gengiva inchada

Um ótimo tratamento natural para gengiva inchada é um suco de verduras, porque é rico em clorofila, que é uma substância que ajuda a limpar as gengivas, diminuindo o crescimento de bactérias e surgimento de gengivas inchadas.

Ingredientes

  • 2 talos de agrião;
  • 2 talos de salsão;
  • 2 colheres de sopa de salsinha;
  • 2 maçãs;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo

Para fazer o suco, basta juntar os ingredientes e bater até obter uma mistura homogênea. Depois de pronto, é recomendado beber 2 copos de suco por dia. Confira também outras receitas naturais para tratar a gengiva inchada.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar