A frieira é causada por um fungo chamado Trichophyton, que normalmente está presente na pele humana e não provoca nenhum sinal em pele íntegra, mas quando encontra um local úmido e quente pode se reproduzir rapidamente causando coceira, vermelhidão, descamação e até o rompimento da pele, aumentando a possibilidade de uma infecção no local.
O tratamento para frieira pode ser feito com o uso de pomadas anti-fúngicas, que devem ser aplicadas diariamente até a completa melhora dos sintomas. Estas pomadas são encontradas na farmácia, podendo ser indicadas pelo próprio farmacêutico, mas quando não são suficientes para curar a frieira após 1 mês de tratamento realizado corretamente, pode ser necessário tomar antifúngicos em forma de comprimidos, que precisam ser indicados pelo médico.

Como é feito o tratamento
O tratamento da frieira consiste em aplicar diariamente uma pomada antifúngica como terbinafina, isoconazol ou cetoconazol, 2 a 3 vezes por dia, durante 4 semanas. Saiba os outros remédios para o tratamento da frieira e como utilizá-los.
Antes de usar a pomada, é importante lavar os pés com cuidado, evitando retirar as peles que se soltam para não aumentar a ferida, e secá-los muito bem, com auxílio de uma toalha felpuda e um secador de cabelos.
Caso a frieira esteja localizada nas mãos, a aplicação da pomada deve ser feita sempre que a pessoa lavar as mãos durante o dia, devendo-se secar as mãos muito bem antes da aplicação. Além disso, durante o tratamento, é importante evitar colocar as mãos diretamente na boca ou na região genital, para que não haja contaminação destes locais pelo fungo.
Cuidados durante o tratamento
Para que o tratamento tenha o efeito esperado e a frieira não piore é preciso ter certos cuidados diários, por toda vida, como:
- Usar chinelos durante o banho, especialmente em locais públicos para evitar o contato com o chão que pode estar contaminado;
- Utilizar uma toalha apenas para a frieira e lavá-la após cada uso;
- Secar bem entre os dedos dos pés, após o banho e se possível usar um secador de cabelo entre os dedos;
- Lavar as meias com água quente ou se lavar com água fria, passar à ferro cada pé de meia;
- Optar por chinelos ou sandálias abertas nos dias quentes, pois os pés transpiram com mais facilidade;
- Não usar meias ou sapatos fechados de outra pessoa, porque podem estar contaminados;
- Deixar os tênis e sapatos fechados ao sol depois do seu uso;
- Pulverizar talco antisséptico antes de usar sapatos fechados;
- Trocar as meias sempre que o pé estiver transpirado;
- Evitar calçados fechados de material sintético, como plástico;
- Nunca usar um sapato úmido;
- Não andar descalço.
Estes cuidados, além de ajudar no tratamento da frieira, são essenciais para evitar o aparecimento de novas frieiras.
Porque minha frieira não cura?
Caso o tratamento da frieira se estenda por mais de um mês e o ferimento não apresente melhora, recomenda-se verificar se todas as indicações de cuidados, já que apenas utilizar a pomada sem seguir as orientações de cuidados diários geralmente não é suficiente para curar a frieira.
Caso todas as orientações estejam sendo cumpridas e a frieira continua sem melhorar, aconselha-se procurar um dermatologista, pois podem existir outras causas, como um fungo mais resistente ou até mesmo o sinal de sistema imune enfraquecido.