Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a estrongiloidíase

A estrongiloidíase é tratada com medicamentos vermífugos, como albendazol e a ivermectina, pois são capazes de eliminar as larvas do parasita Strongyloides stercorarlis do intestino.

As larvas da estrongiloidíase causam infecção ao penetrar na pele de pessoas que andam descalças ou que consomem alimentos ou água contaminados. A doença é detectada por exames de fezes, solicitadas pelo clínico geral.

Saiba mais sobre como identificar a estrongiloidíase.

Como tratar a estrongiloidíase

Principais remédios utilizados

Os tratamentos com os diferentes vermífugos são igualmente eficazes, mas deve-se ter atenção para a dosagem dos comprimidos e a quantidade de dias recomendados:

  • Albendazol 400 mg: 1 comprimido por 3 dias;
  • Mebendazol 100 mg: 1 comprimido 2 vezes ao dia por 3 dias;
  • Nitazoxanida 500 mg: 2 vezes ao dia, por 3 dias;
  • Ivermectina 6 mg: dose única. A dose da ivermectina é de 200mcg por kg de peso, o que significa o uso de 2 comprimidos para quem tem entre 51 a 65kg, por exemplo.

É recomendado que estes medicamentos sejam prescritos pelo clínico geral, que irá selecionar o melhor medicamento para cada pessoa, de acordo com a idade, peso, presença de outras doenças e uso de outros medicamentos. Além disto, estes medicamentos devem ser evitados durante a gravidez. 

Alem disto, existem alternativas naturais, que não devem substituir os remédios, mas que são úteis para acelerar o tratamento e evitar que o problema volte a surgir. Veja como preparar estes tipos de remédios naturais.

Como prevenir a estrongiloidíase

Medidas simples devem ser tomadas como forma de prevenir a estrongiloidíase, tais como evitar andar descalço em solos com terra ou lama, não utilizar fezes como adubo de plantas, lavar as mãos antes de manipular alimentos e não ingerir alimentos de fontes desconhecidas, pois podem estar contaminados por fezes com larvas. 

Além disto, para quem fez o tratamento para estrongiloidíase, é recomendado repetir a dose em 10 dias, pera que consiga eliminar todas as larvas. 

Saiba que outras doenças podem ser causadas por alimentos contaminados

Mais sobre este assunto:
Carregando
...