Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para eritema multiforme

O tratamento para o eritema multiforme deve ser feito de acordo com a orientação do dermatologista e tem como objetivo eliminar a causa da reação alérgica. Normalmente as manchas vermelhas características do eritema multiforme desaparecem depois de algumas semanas, no entanto podem voltar a aparecer com uma certa frequência. 

Nos casos mais graves de eritema multiforme, também conhecido como Síndrome de Stevens-Johnson, a pessoa precisa ser internada em uma Unidade de Terapia intensiva (UTI) e em isolamento para que seja feito o tratamento e possa evitar possíveis infecções de pele. Saiba mais sobre a Síndrome de Stevens-Johnson.

O eritema multiforme é a inflamação da pele que ocorre devido à reação do organismo frente à microrganismos, medicamentos ou alimentos, por exemplo, levando ao aparecimento de bolhas, feridas e manchas vermelhas na pele. Para diminuir o incômodo causado pelas lesões existentes, pode-se aplicar cremes ou compressa de água fria na região pelo menos 3 vezes ao dia. Entenda o que é o eritema multiforme e principais sintomas.

Tratamento para eritema multiforme

Como é feito o tratamento

O tratamento para o eritema multiforme não é muito bem estabelecido, já que essa condição possui várias possíveis causas. Além disso, as lesões desse tipo de eritema costumam desaparecer após 2 a 6 semanas sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento, no entanto podem reaparecer. Por isso, é importante que a causa do eritema multiforme seja identificado e, dessa forma, pode ser iniciado um tratamento mais direcionado.

Eritema multiforme causado por medicamentos, alimentos ou cosméticos

Nesse caso, caso o eritema seja decorrente de uma resposta do organismo ao uso de determinado medicamento, é importante comunicar ao médico para que seja feita a suspensão do medicamento e a substituição por outro que não cause a mesma reação.

No caso de ser devido ao consumo de alguns alimentos ou uso de cosméticos, é recomendado suspender o consumo ou o uso desses produtos. Além disso, deve-se consultar um nutricionista para que possa ser feita uma dieta adequada no caso de reação a determinados alimentos.

Nesses casos pode ser recomendado também o uso de anti-histamínicos para aliviar as reações alérgicas do organismo.

Eritema multiforme causado por bactérias

Quando a causa do eritema multiforme é uma infecção por bactérias, é importante que seja identificada a espécie para que se possa indicar o melhor antibiótico para combater a infecção. No caso de infecção por Mycoplasma pneumoniae, por exemplo, pode ser indicado o uso do antibiótico Tetraciclina, por exemplo.

Eritema multiforme causado por vírus

O vírus normalmente associado à ocorrência de eritema multiforme é o herpes vírus, sendo recomendado pelo médico o uso do antiviral Aciclovir com o objetivo de eliminar o vírus.

Caso a pessoa apresente lesões na boca, pode ser indicado o uso de soluções antissépticas, com peróxido de hidrogênio ou com 0,12% de clorexidina solução, para diminuir a dor, favorecer a cicatrização das feridas e evitar infecções secundárias. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Carregando
...