Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para doença de McArdle

O tratamento para a doença de McArdle, que é um problema genético que provoca o surgimento de intensas câimbras nos músculos ao fazer exercício, deve ser orientado por um ortopedista e um fisioterapeuta para adaptar o tipo e intensidade das atividades físicas aos sintomas apresentados.

Geralmente, as dores e lesões musculares causadas pela doença de McArdle surgem ao realizar atividades de maior intensidade, como correr ou fazer musculação, por exemplo. No entanto, em alguns casos, os sintomas também podem ser provocados por exercícios mais simples, como comer, costurar e, até, mastigar.

Assim, os principais cuidados para se evitar o surgimento de sintomas incluem:

  • Fazer aquecimento muscular antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, especialmente quando é necessário fazer atividades mais intensas como correr;
  • Manter o exercício físico regular, cerca de 2 a 3 vezes por semana, porque a falta de atividade causa um agravamento dos sintomas nas atividades mais simples;
  • Fazer alongamentos regulares, principalmente após fazer algum tipo de exercício, pois é uma forma rápida de aliviar ou evitar o surgimento de sintomas;

Embora a doença de McArdle não tenha cura, pode ser controlada com a prática adequada de exercício físico leve, orientada por um fisioterapeuta e, por isso, os pacientes com este tipo de doença podem ter um vida normal e independente, sem grandes tipos de limitações.

Veja alguns alongamentos que devem ser feitos antes da caminhada: Exercícios de alongamento para pernas.

Sintomas da doença de McArdle

Os principais sintomas da doença de McArdle, também conhecida como Glicogenose tipo V, incluem:

  • Cansaço excessivo após realizar pouco tempo de exercício físico;
  • Câimbras e dores intensas nas pernas e braços;
  • Hipersensibilidade e inchaço nos músculos;
  • diminuição da força muscular;
  • Urina de cor escura.

Estes sintomas surgem desde o nascimento, porém, podem ser notados apenas durante a idade adulta, uma vez que, normalmente, são associados a falta de preparação física, por exemplo.

Diagnóstico da doença de McArdle

O diagnóstico da doença de McArdle deve ser feito por um ortopedista e, normalmente, é utilizado um exame de sangue para avaliar a presença de uma enzima muscular, chamada de Creatina quinase, que está presente em casos de lesões nos músculos, como as que acontecem na doença de McArdle.

Além disso, o médico pode utilizar outros exames, como biópsia muscular ou testes isquêmico do antebraço, para procurar alterações que possam confirmar o diagnóstico de doença de McArdle.

Embora seja uma doença genética, a doença de McArdle apresenta pouca probabilidade de passar para os filhos, no entanto, é recomendado fazer aconselhamento genético caso esteja pensando engravidar.

Quando ir no médico

É importante ir imediatamente ao pronto-socorro quando:

  • A dor ou as câimbras não aliviam após 15 minutos;
  • A cor da urina está escurecida por mais de 2 dias;
  • Surge inchaço intenso em um músculo.

Nestes casos pode ser necessário ficar internado para fazer injeções de soro diretamente na veia e equilibrar os níveis de energia no organismo, evitando o surgimento de lesões graves nos músculos.

Descubra, ainda, como aliviar a dor nos músculos em: Tratamento caseiro para dor muscular.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...