Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para doença celíaca

O tratamento para doença celíaca é simplesmente eliminar da alimentação os alimentos com glúten como bolachas ou macarrão. A dieta sem glúten é um tratamento natural para a doença celíaca porque são excluídos da dieta o trigo, centeio, cevada e a aveia. O indivíduo e os membros da família devem aprender a elaborar receitas sem glúten.

Dieta

Na dieta sem glúten o paciente deve ler o rótulo e verificar se o alimento contém ou não glúten antes de comprar ou ingerir o alimento, por isso, comer em lanchonetes, restaurantes, máquinas de alimentação, mercados de rua, casas de amigos e em eventos sociais pode provocar episódios de diarreia e dores abdominais. Existem lojas especializadas onde se pode facilmente encontrar todos os tipos de alimentos similares aos convencionais mas sem glúten que facilita a alimentação do doente celíaco. Saiba mais sobre o que é e onde está o glúten.

A dieta geralmente deve ser suplementada por vitaminas, minerais e proteínas extras para suprir deficiências e repor os depósitos de nutrientes, por causa da diarreia causada pelas crises de doença celíaca. Saiba mais:

Remédios 

O tratamento medicamentoso para doença celíaca é feito quando o doente celíaco não melhora com a remoção do glúten ou melhora temporariamente. Geralmente a medicação que o médico prescreve envolve esteroides, azatioprina, ciclosporina ou outros medicamentos classicamente utilizados para diminuição de reações inflamatórias ou imunológicas. 

Para tratar doença celíaca o melhor médico a procurar pode ser o gastroenterologista.

Possíveis complicações 

As complicações da doença celíaca podem surgir quando a doença é diagnosticada tardiamente ou se o indivíduo não respeitar a orientação de ter uma alimentação sem glúten sempre.

Dentre as possíveis complicações que a doença celíaca pode trazer estão:

  • Câncer de intestino;
  • Osteoporose;
  • Baixa estatura e
  • Comprometimento do sistema nervoso, como convulsões, epilepsia e transtornos de humor, como depressão e irritabilidade frequente, por exemplo.

A melhor maneira de evitar as complicações que a doença celíaca pode trazer é controlar a alimentação, adotando uma dieta isenta de glúten por toda vida.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...