Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento nutricional para diarreia

O tratamento para diarreia envolve uma boa hidratação, bebendo muitos líquidos, não comer alimentos ricos em fibras e tomar remédios para parar a diarreia, como o Diasec e Imosec, por indicação médica.

Geralmente, a diarreia aguda desaparece espontaneamente, em 2-3 dias e apenas é necessário evitar a desidratação, porque a desidratação causada pela diarreia pode provocar uma diminuição da pressão e desmaio, por exemplo.

Quando terminam os episódios de diarreia, é fundamental repôr a flora intestinal tomando probióticos para que o intestino volte a funcionar corretamente. Veja alguns exemplos de Probióticos que podem ser indicados. 

Tratamento nutricional para diarreia

Tratamento caseiro para diarreia

No tratamento caseiro para diarreia aguda é importante:

  • Ingerir muitos líquidos como água, água de coco, chá ou sucos naturais, para não ficar desidratado.
  • Comer alimentos leves e de fácil digestão como banana, maçã ou pera cozida, cenoura cozida, arroz cozido e frango cozido, por exemplo.
  • Fazer refeições leves com pequenas quantidades, como sopa, canja, ou purê com carne cozida e desfiada.
  • Evitar alimentos que estimulam o intestino ou de difícil digestão como café, chocolate, chá preto, refrigerantes com cafeína, bebidas alcoólicas, leite, queijos, molhos, frituras.
  • Evitar alimentos com muita fibra porque estimulam muito o intestino como couves, frutas com casca e cereais integrais. Leia mais detalhes do que pode comer na diarreia.

Além disso, pode também beber-se chá para parar a diarreia, como o chá de folha de goiabeira com camomila, por exemplo. Para preparar o chá deve colocar 2 folhas de goiabeira, e 1 saqueta de chá de camomila em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 3 a 5 minutos. Tomar ainda morno, sem adoçar. 

Tratamento para diarreia infantil

O tratamento para diarreia infantil é semelhante ao tratamento do adulto, no entanto, para evitar a desidratação, muitas vezes é utilizado o soro caseiro ou o soro comprado em farmácias, que deve ser tomado ao longo do dia.

A alimentação deve ser em pouca quantidade, várias vezes ao dia, sendo indicadas as frutas e a gelatina, que normalmente são bem aceites pelas crianças. Sopa, canja de galinha e purê também são boas opções para as refeições. Além disso, o médico pode também indicar a toma de remédios como o Floratil, para repôr a flora intestinal.

Saiba como fazer soro caseiro, assistindo ao vídeo.

Saiba mais detalhes sobre como cuidar da criança com Diarreia.

Tratamento para diarreia do viajante

Para tratar a diarreia do viajante, que surge durante ou logo após uma viagem, é importante seguir os mesmos conselhos, evitando comer saladas cruas, frutas de casca fina não lavadas e comer alimentos de fácil digestão em pequenas quantidades ao longo do dia.

Além disso, só deve beber água potável, mineral ou fervida, lembrar de lavar sempre as mãos antes de comer e só comer alimentos bem cozidos. Os remédios para cessar a diarreia só devem ser tomados após 3 dias de fezes líquidas, para que o corpo consiga eliminar o micro-organismo que está alojado no intestino. Também não é recomendado comer alimentos que prendem o intestino como a banana muito madura. 

Quando ir ao médico

Quando se tem diarreia, deve-se ir no médico sempre que:

  • Tem diarreia e vômitos, principalmente nos bebês, crianças, idosos e gestantes;
  • A diarreia não passa ao final de 5 dias;
  • Tiver diarreia com pus ou sangue;
  • Tiver febre acima de 38,5 ºC.

Em alguns casos, como na diarreia bacteriana, que causa sintomas muito forte pode ser necessário tomar algum remédio antibiótico, sendo importante ir no médico para avaliar o tratamento mais adequado.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar