Tratamento para dermatite atópica: remédios e cuidados

Atualizado em junho 2023

O tratamento para dermatite atópica pode ser feito com o uso de remédios na forma de pomadas, comprimidos ou injeção, indicados pelo médico de acordo com a gravidade de sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço ou descamação da pele.

A dermatite atópica pode surgir devido uma alteração genética que afeta a barreira de proteção da pele, aumentando o risco de inflamação, ressecamento ou até infecções, e pode afetar adultos, crianças ou bebês. Veja outras causas de dermatite atópica.

O tratamento da dermatite atópica deve ser feito com indicação do clínico geral ou dermatologista. No caso de dermatite atópica no bebê, é ainda recomendado consultar o pediatra para indicar o melhor tratamento, uma vez que nem todos os remédios podem ser utilizados em crianças.

Imagem ilustrativa número 1

Tratamentos médicos para dermatite atópica

As principais opções de tratamentos para dermatite atópica são:

1. Hidratantes

Os hidratantes são indicados para a dermatite atópica, pois ajudam manter a umidade e acalmar a pele, reduzindo os sintomas de coceira, irritação, vermelhidão e ressecamento, além de prevenir o surgimento de novas crises de dermatite atópica.

Os hidratantes mais recomendados para a dermatite atópica são aqueles sem perfume, neutros e que possuem maior quantidade de óleos, devendo ser aplicados logo após o banho, com a pele ainda úmida.

Alguns exemplos de hidratantes para dermatite atópica que podem ser recomendados pelo médico são Loção Corporal Hidratante Fisiogel AI Stiefel, Nutratopic Pro-AMP Creme emoliente Isdin, Stelatopia Mustela Bebê creme hidratante infantil ou Loção Infantil Hidratante HidraKids Biolab.

2. Remédios

Os remédios mais indicados para o tratamento da dermatite atópica são:

  • Corticoides: cremes e pomadas, como betametasona ou dexametasona, normalmente são as opções iniciais de tratamento. No entanto, nos casos mais graves, também podem ser indicados corticoides orais;
  • Imunossupressores: são alternativas ao uso de corticoides e incluem pomadas como pimecrolimo ou tacrolimo. Nos casos mais graves, medicamentos orais, como ciclosporina, azatioprina ou metotrexato, também podem ser necessários;
  • Anti-histamínicos: estes medicamentos, como difenidramina ou hidroxizina, algumas vezes podem ser indicados em caso de coceira intensa na pele;
  • Agentes biológicos: incluem medicamentos como o dupilumabe, que está disponível na forma de injeção e normalmente é indicado quando outros tratamentos falharam;  
  • Antibióticos: geralmente são indicados em caso de suspeita de infecção das lesões na pele, especialmente quando se provoca feridas devido ao ato de coçar a pele com frequência. 

Os remédios inicialmente usados para dermatite atópica costumam ser cremes e pomadas com corticoides ou imunossupressores, sendo outros tratamentos normalmente indicados quando as medidas iniciais não foram suficientes para aliviar os sintomas. Confira as principais pomadas para dermatite atópica e como usar.

Além disso, devido ao risco de efeitos colaterais, como atrofia da pele e alterações nos vasos sanguíneos superficiais, é importante consultar o dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer medicamento.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

É importante que os medicamentos sejam usados de acordo com a orientação do médico para evitar que a doença piore ou retorne durante o tratamento.

3. Fototerapia

A fototerapia com radiação ultravioleta B de banda estreita pode ser indicada pelo médico para a dermatite atópica moderada a grave, que não melhorou com outros tratamentos, pois ajuda a reduzir a inflamação da pele, apresentando poucos efeitos colaterais em relação aos outros tratamentos.

Normalmente, o tratamento da dermatite atópica com fototerapia é feito por meio de 3 a 5 sessões semanais e demora em torno de 4 a 8 semanas.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados recomendados durante o tratamento da dermatite atópica são:

  • Evitar tomar banhos muito quentes e prolongados;
  • Secar a pele com uma toalha macia;
  • Usar hidratante diariamente;
  • Evitar passar perfume ou loções perfumadas na pele;
  • Evitar o contato com substâncias que podem desenvolver ou piorar os sintomas, como pólen ou água da piscina;
  • Usar roupas de algodão, evitando as de tecidos sintéticos;
  • Aumentar a ingestão de alimentos anti-inflamatórios, como as sementes de chia, por exemplo. Veja uma lista completa dos alimentos anti-inflamatórios;
  • Evitar ambientes muito quentes que favorecem o suor.

É importante que esses cuidados sejam continuados mesmo quando os sintomas da dermatite atópica desaparecem para evitar que a pele fique muito ressecada e as lesões surjam novamente.

Vídeos relacionados