Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Como é feito o tratamento para catarata

O tratamento definitivo da catarata é feito através da cirurgia, em que é o cristalino do olho é substituído por uma lente, permitindo que a pessoa recupere a visão. Nos casos iniciais ou caso o paciente não possa ser submetido por algum problema de saúde ou de outra ordem pessoal, óculos ou lentes de contato podem ser usados até que a cirurgia possa ser realizada.

A catarata é uma doença caracterizada pela degeneração progressiva do cristalino do olho, o que leva à baixa da visão, podendo estar relacionada com o envelhecimento ou doenças crônicas, como diabetes e hipertireoidismo, por exemplo. Saiba mais sobre a catarata, causas e como é o diagnóstico.

Como é feito o tratamento para catarata

O tratamento para a catarata deve ser indicado pelo médico de acordo com a idade da pessoa, histórico de saúde e grau de opacidade do cristalino do olho. Assim, os tratamentos que podem ser recomendados pelo oftalmologista são:

1. Uso de lentes de contato ou óculos

O uso de lentes de contato ou óculos de grau pode ser indicado pelo médico apenas com o objetivo de melhorar a capacidade visual da pessoa, enquanto não é operada, uma vez que não interfere na progressão da doença.

Essa medida é indicada principalmente nas situações em que a doença ainda está no início, não havendo indicação para cirurgia.

2. Uso de colírios

Além do uso de lentes de contato ou óculos de grau, o médico pode também indicar o uso de colírios lubrificantes que podem ajudar a diminuir a sensibilidade ocular.

Veja mais informações sobre os tipos de colírios.

3. Cirurgia

A cirurgia é o único tratamento capaz de promover a recuperação da capacidade visual, sendo indicada, geralmente, quando a catarata já está em uma fase mais avançada que a inicial. A cirurgia para catarata normalmente é feita sob anestesia local ou bloqueio regional e pode durar entre 20 minutos e 2 horas, dependendo da técnica utilizada.

Apesar da cirurgia para catarata ter se desenvolvido bastante e apresentando bons resultados, é importante que sejam seguidas algumas recomendações para que a recuperação seja mais rápida, sendo sempre recomendado pelo médico o uso de colírios para prevenir infecções e inflamação. Saiba como é feita a cirurgia para catarata.

Cirurgia para catarata com células estaminais

Uma vez que as complicações da cirurgia são mais comuns em crianças, está sendo desenvolvida uma nova cirurgia para curar definitivamente os casos de catarata congênita sem que seja necessário substituir a lente natural do olho por outra artificial.

Essa nova técnica consiste em retirar uma parte da lente danificada do olho, deixando apenas as células estaminais que deram origem ao cristalino. As células que ficam no olho são depois estimuladas e desenvolvem-se normalmente, permitindo criar um novo cristalino completamente natural e transparente, que devolve a visão em até 3 meses e que não corre o risco de provocar complicações ao longo dos anos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • AMERICAN OPTOMETRIC ASSOCIATION. Could eye drops be an alternative treatment to cataract surgery?. Disponível em: <https://www.aoa.org/news/clinical-eye-care/diseases-and-conditions/could-eye-drops-be-an-alternative-treatment-to-cataract-surgery?sso=y>. Acesso em 19 Nov 2020
  • NIH. Cataracts. Disponível em: <https://www.nei.nih.gov/learn-about-eye-health/eye-conditions-and-diseases/cataracts>. Acesso em 19 Nov 2020
  • CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. Diretrizes - CFM/AMB Oftalmologia. 2012. Disponível em: <http://www.cbo.com.br/novo/medico/pdf/Diretrizes_CBO_AMB_CFM.pdf>. Acesso em 19 Nov 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...