Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamentos para Câncer de Próstata

O tratamento para câncer de próstata pode ser feito com remédios, radioterapia ou cirurgia, sendo indicado por um proctologista.

Geralmente, o tratamento para câncer de próstata é escolhido de acordo com a idade do paciente, gravidade da doença, doenças associadas e expectativa de vida porque todos os tratamentos podem trazer complicações, como incontinência urinária, disfunção eréctil ou infertilidade, mas que, em alguns casos, podem ser revertidas.

Tratamentos para Câncer de Próstata

Tratamentos para câncer de próstata inicial

O tratamento para câncer de próstata inicial pode ser feito de várias formas, que incluem:

  • Cirurgia: método mais utilizado e que consiste na retirada completa da próstata através de um corte feito no abdômen sob anestesia geral. Normalmente o paciente fica internado 3 dias, mas pode necessitar manter a sonda vesical por cerca de 7 dias, sendo que a urina irá passar de vermelha até amarela. O dreno da cirurgia é retirado por volta do 2º dia de internamento e o paciente pode regressar às suas atividades normais em cerca de 3 meses;
  • Radioterapia: aplicação de radiação em determinada áreas da próstata, eliminando as células de câncer. É usada em casos em que a cirurgia está contraindicada ou quando o paciente recusa esse tipo de tratamento;
  • Tratamento hormonal: são usados remédios ou cirurgia para regular a produção dos hormônios masculinos que promovem o desenvolvimento da doença nos pacientes;
  • Observação: é feita através de consultas regulares no proctologista para avaliação da evolução da doença. Apenas é utilizado apenas em indivíduos com mais de 75 anos, com expectativa de vida limitada e com tumores pouco graves.

O tratamento para câncer de próstata inicial tem boas taxas de sucesso e a cura pode ser alcançada em muitos casos.

Tratamento com bactérias e laser

Além destas opções de tratamentos existem estudos sendo realizados para tornar o tratamento contra o câncer de próstata mais eficaz e menos agressivos. Uma possibilidade é um remédio feito com bactérias encontradas no fundo do oceano e que são sensíveis à luz. nesse caso o tratamento deverá ser realizado com a toma desse medicamento seguido do uso de laser que irá remover completamente as células cancerígenas da próstata.

Estudos realizados com esse protocolo de tratamento mostraram ótimos resultados e 40% dos homens testados ficaram aparentemente curados. No entanto são necessários mais estudos que demostrem a eficácia e a segurança desse método até que possa ser regulamento e usado.

Tratamento para câncer de próstata avançado

O tratamento para câncer de próstata avançado depende se a doença se encontra localizada ou se formou metástases. No caso do câncer de próstata avançado localizado, geralmente, é feita associação de dois tipos de tratamento que pode incluir remédios hormonais e cirurgia ou radioterapia e cirurgia, dependendo da gravidade da doença.

Um dos medicamentos que pode ser utilizado quando o câncer é avançado e não responde à radioterapia é o Provenge (Sipuleucel-T) que é um tipo de vacina que é preparada para cada pessoa, de forma individual. Saiba mais sobre este tratamento.

Câncer avançado com metástase

Já no caso do tratamento para câncer de próstata com metástase o mais importante é impedir o avanço da doença, e, por isso, pode ser utilizado:

  • Cirurgia para retirada de ambos os testículos;
  • Ingestão de remédios anti-androgênicos.

Estes tratamentos levam à redução dos níveis de testosterona, que é o principal responsável pelo desenvolvimento do tumor.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...