O tratamento para câncer de próstata pode ser feito com remédios, radioterapia ou cirurgia, sendo indicado por um proctologista.
Geralmente, o tratamento é escolhido de acordo com a idade do paciente, gravidade da doença, doenças associadas e expectativa de vida porque todos os tratamentos podem trazer complicações, como incontinência urinária, disfunção eréctil ou infertilidade, mas que, em alguns casos, podem ser revertidas.

Opções de tratamento médico
O tratamento para câncer de próstata inicial pode ser feito de várias formas, que incluem:
- Cirurgia: método mais utilizado e que consiste na retirada completa da próstata através de um corte feito no abdômen sob anestesia geral. Normalmente o paciente fica internado 3 dias. Saiba mais sobre esta cirurgia e a recuperação;
- Radioterapia: aplicação de radiação em determinada áreas da próstata, eliminando as células de câncer. É usada em casos em que a cirurgia está contraindicada ou quando o paciente recusa esse tipo de tratamento;
- Tratamento hormonal: são usados remédios ou cirurgia para regular a produção dos hormônios masculinos que promovem o desenvolvimento da doença nos pacientes;
Observação: é feita através de consultas regulares no proctologista para avaliação da evolução da doença. Apenas é utilizado apenas em indivíduos com mais de 75 anos, com expectativa de vida limitada e com tumores pouco graves.
O tratamento para câncer de próstata inicial tem boas taxas de sucesso e a cura pode ser alcançada em muitos casos.
Tratamento inovador com bactérias e laser
Além destas opções de tratamentos existem estudos sendo realizados para tornar o tratamento contra o câncer de próstata mais eficaz e menos agressivos. Uma possibilidade é um remédio feito com bactérias encontradas no fundo do oceano e que são sensíveis à luz. Nesse caso o tratamento deverá ser realizado com a toma desse medicamento seguido do uso de laser que irá remover completamente as células cancerígenas da próstata.
Estudos realizados com esse protocolo de tratamento mostraram ótimos resultados e 40% dos homens testados ficaram aparentemente curados. No entanto são necessários mais estudos que demostrem a eficácia e a segurança desse método até que possa ser regulamento e usado.
Como tratar o câncer de próstata avançado
O tratamento para câncer de próstata avançado depende se a doença se encontra localizada ou se formou metástases. No caso do câncer de próstata avançado localizado, geralmente, é feita associação de dois tipos de tratamento que pode incluir remédios hormonais e cirurgia ou radioterapia e cirurgia, dependendo da gravidade da doença.
Um dos medicamentos que pode ser utilizado quando o câncer é avançado e não responde à radioterapia é o Provenge (Sipuleucel-T) que é um tipo de vacina que é preparada para cada pessoa, de forma individual. Saiba mais sobre este tratamento.
Câncer avançado com metástases
Já no caso do tratamento para câncer de próstata com metástase o mais importante é impedir o avanço da doença, e, por isso, pode ser utilizado:
- Cirurgia para retirada de ambos os testículos;
- Ingestão de remédios anti-androgênicos.
Estes tratamentos levam à redução dos níveis de testosterona, que é o principal responsável pelo desenvolvimento do tumor.
Opções de tratamento natural
Ainda não existe um tratamento natural capaz de combater o câncer, no entanto alguns remédios caseiros podem ajudar a complementar os tratamento indicados pelo médico, aliviando os sintomas, por exemplo. Algumas das opções caseiras mais utilizadas incluem:
- Saw Palmetto;
- Tomate;
- Urtiga;
- Pevides de abóbora.
Alguns destes alimentos pode até ajuda na redução do câncer e do tamanho da próstata, mas nunca devem substituir o tratamento que foi indicado pelo médico.
Veja como preparar alguns destes remédios caseiros para a próstata.