Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para cálculo renal

O tratamento para cálculo renal, popularmente chamado de pedra nos rins, pode ser feito com a toma de analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e reidratação, em casa ou no hospital.

Os remédios são indicados para diminuir a dor e a água para aumentar a quantidade de urina que irá facilitar a saída da "pedra dos rins" mas existem outras medidas que podem ser adotas dependendo do tipo de cálculo renal que o indivíduo apresenta, como mostra a tabela abaixo:

Tipos de cálculo renalTratamento adicional
Cálculo renal de cálcioDieta pobre em sódio e em proteínas, tomar diuréticos 
Cálculos de ácido úricoToma de medicamentos como álcali e aloprurinol, além de líquidos e retirada da causa
Cálculo de cistinaGrande quantidade de água, e medicamentos como álcalis e D-penicilamina
Cálculo de estruvitaToma de antibióticos e cirurgia

Tratamento natural para cálculo renal

Um bom tratamento natural para cálculo renal é tomar o suco de melancia várias vezes ao dia, pois além de ser rico em água a melancia possui ação diurética, que irá facilitar a saída da pedra dos rins. Basta cortar a melancia em pedaços, bater no liquidificador, coar e beber a seguir.

Além deste suco o indivíduo poderá seguir uma dieta líquida, à base de sopa, fruta e iogurte, não esquecendo de beber bastante água, chá ou sucos.

Cirurgia para cálculo renal

A cirurgia é indicada se o cálculo renal for grande ou se estiver bloqueando a passagem da urina. Neste caso o médico poderá decidir entre as seguintes técnicas:

  • Litotripsia extracorpórea: causa a fragmentação dos cálculos renais através das ondas de choque, até elas se tornarem pó e serem eliminadas pela urina;
  • Nefrolipotomia percutânea: utiliza um pequeno aparelho de laser para reduzir o tamanho do cálculo renal; 
  • Ureteroscopia: utiliza um aparelho de laser para quebras as pedras nos rins quando estas estão localizadas no ureter ou na pelve renal.

Saiba mais detalhes deste tratamento em: Cirurgia para pedra nos rins.

O tempo de internamento hospitalar vai variar conforme as condições do indivíduo, se ele não apresentar complicações após 3 dias poderá ir para casa.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...