Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fisioterapia para Artrite causada pela Psoríase

O tratamento fisioterapêutico para artrite psoriática depende da gravidade da doença e deve ser direcionado para o alívio dos seus sintomas e melhora da função de cada articulação afetada, sendo importante o uso dos remédios indicados pelo reumatologista porque sem eles a doença evolui e a fisioterapia se torna ineficiente. Dessa forma o tratamento consiste na combinação de medicamentos, dos aparelhos e dos exercícios fisioterápicos.

Os principais sintomas em caso de artrite causada pela psoríase são a dor e a rigidez da articulação, podendo haver inchaço e deformidade destas, além de alteração da postura como forma de proteção do local da dor, diminuição da força muscular e a fisioterapia é capaz de aliviar todos estes sintomas, melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Fisioterapia para Artrite causada pela Psoríase

Algumas opções de tratamentos usados na fisioterapia podem ser os exercícios para desenvolver a força muscular e a amplitude das articulações e outra técnicas como massagem terapêutica para alívio da dor articular. Confira:

1. Uso de calor úmido

O calor úmido pode ser feito com luvas de parafina ou compressas de água morna, por exemplo. O tempo de atuação deve ser de aproximadamente 20 minutos, sendo suficiente para promover a sudação, aumento da circulação sanguínea e relaxamento dos músculos e das articulações, sendo uma ótima opção para ser usada antes de realizar técnicas de mobilização articular e alongamentos para aumentar a amplitude dos movimentos.

2. Exercícios 

Devem ser realizados especialmente após aquecer a articulação. Um bom exemplo para as mãos é tentar abrir a mão, pousada numa mesa, mantendo os dedos afastados. Você pode abrir e fechar a mão com movimentos lentos e repetitivos.

O jogo pedra, papel e tesoura é uma forma de divertida de estimular o abrir e fechar das mãos, que pode ser feita várias vezes durante o dia, sendo muito fácil da pessoa aderir como forma de tratamento caseiro. O jogo consiste numa competição entre 2 pessoas, de forma semelhante ao jogo do par ou ímpar. No entanto:

  • A pedra esmaga a tesoura mas o papel embrulha a pedra;
  • O papel embrulha a pedra mas a tesoura corta o papel;
  • A tesoura corta o papel mas é a pedra que esmaga a tesoura.

Para jogar você precisa estar de frente para o adversário escondendo a mão. Quando falar: Pedra, papel ou tesoura, cada um tem que fazer o movimento com a mão que define o seu objeto ao mesmo tempo. 

Fisioterapia para Artrite causada pela Psoríase

3. Mobilização 

A articulação afetada tende a estar muito rígida e por isso mobiliza-las com pequenos movimentos ritmados e repetitivos é muito útil porque aumenta a produção de líquido sinovial que a hidrata naturalmente. Estes pequenos exercícios devem ser realizados pelo fisioterapeuta porque são muito específico.

4. Exercícios posturais

Nas pessoas com artrite psoriática existe uma tendência de tentar se 'esconder' assumindo uma postura mais 'corcunda' e as mãos fechadas. Assim, para contrariar estes padrões de má postura os exercícios de Pilates Clínico são excelentes opções porque são realizados com as mãos ligeiramente fechadas e com os dedos esticados numa postura mais correta, fortslecendo os músculos das costas e da parte de trás das pernas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...