Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é o tratamento para Anemia Perniciosa

O tratamento para a anemia perniciosa é feito por meio da suplementação de vitamina B12 via oral ou por meio de injeções, além do consumo de alimentos ricos em vitamina B12.

A anemia perniciosa é um tipo de anemia caracterizada pela diminuição da concentração de vitamina B12 no sangue devido à alterações no processo de absorção e utilização dessa vitamina, o que resulta em sintomas como fraqueza, palidez e cansaço, por exemplo. Saiba como identificar a anemia perniciosa.

Como é o tratamento para Anemia Perniciosa

O que comer na anemia perniciosa

É recomendado que a pessoa diagnosticada com anemia perniciosa tenha uma alimentação adequada e de acordo com a orientação do nutricionista, sendo recomendado o consumo de alimentos ricos em vitamina B12. Os principais alimentos recomendados nesse caso são:

  • Bife de fígado;
  • Mariscos no vapor;
  • Leite e queijo;
  • Salmão;
  • Ovo;
  • Leite de soja.

Veja uma lista mais completa dos alimentos mais ricos em vitamina B12.

Além do consumo de alimentos ricos nessa vitamina, também pode ser recomendado a injeção de vitamina B12 ou ingestão oral da vitamina. O tratamento normalmente é feito durante 1 mês, sendo normalmente suficiente para solucionar a anemia e, consequentemente, os sintomas. No entanto, existem casos em que é necessário manter a suplementação de vitamina B12 por toda a vida, especialmente quando não é possível identificar uma causa para a baixa absorção da vitamina.

Nos casos mais graves, o tratamento pode ser iniciado com injeções de vitamina B12 no músculo, antes de fazer a suplementação. Estas injeções devem ser feitas todos os dias até que os níveis de vitamina B12 estejam normais.

Assista a este vídeo para descobrir como pode melhorar a sua alimentação:

Sinais de melhora e piora

Os sintomas da anemia perniciosa tendem a melhorar alguns dias após o começo do tratamento, sendo percebido diminuição do cansaço, aumento do apetite, diminuição das crises de mudança de humor e fortalecimento das unhas.

Por outro lado, os sinais de piora são mais comuns quando o tratamento não é iniciado ou quando a suplementação não está sendo feito na dosagem adequada. Nesses casos, os sintomas podem incluir perda de peso, diminuição da libido, sensação de falta de ar e sensação de formigamento em várias partes do corpo.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar