3 remédios naturais para problemas no fígado

Existem ótimos tratamentos naturais para problemas no fígado que usam algumas ervas ou alimentos que vão desintoxicar, diminuir inflamação e regenerar as células do fígado, sendo uma excelente opção para quem tem problemas hepáticos, como fígado gordo, cirrose ou hepatite, por exemplo.

No entanto, mesmo utilizando estes remédios naturais é muito importante continuar seguindo qualquer tratamento que tenha sido indicado pelo médico, assim como evitar o consumo de álcool, café, chocolates ou refrigerantes. Além disso, deve-se manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes, e a prática de exercícios físicos regulares.

Estes remédios podem ainda ser usados por quem quer proteger o fígado, pois ajudam a eliminar as toxinas e regenerar as células, sendo uma ótima forma de evitar doenças. Para isso, deve-se fazer um período detox por cerca de 2 semanas, 2 vezes por ano. 

1. Chá de boldo

3 remédios naturais para problemas no fígado

O boldo é uma das plantas mais importantes para a saúde hepática, pois ajuda no funcionamento da vesícula biliar, liberando mais bile e eliminando o excesso de toxinas no interior das células do fígado. Além disso, esta planta também melhora a digestão, o que acaba por também contribuir para a diminuição do desconforto a nível abdominal.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de boldo secas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o boldo à água fervente e depois deixar repousar por 5 a 10 minutos. O chá deve ser coado e bebido 2 a 3 vezes ao dia, de preferência antes das refeições.

2. Infusão de cardo-mariano

3 remédios naturais para problemas no fígado

Um outro tratamento natural para problemas no fígado é tomar o chá de cardo-mariano, que é uma planta com ação anti-inflamatória, antioxidante e depurativo, protegendo as células do fígado.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de cardo-mariano seco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o cardo-mariano à água fervente e depois deixar repousar por 5 minutos. O chá deve ser coado e bebido 3 vezes ao dia. 

Existem também cápsulas de cardo-mariano, vendido em lojas de produtos naturais, que têm ação semelhante ao chá.

3. Comer alcachofra

3 remédios naturais para problemas no fígado

A alcachofra é um ótimo tratamento natural para problemas no fígado, pois este alimento tem ações depurativas, anti-tóxicas e ajuda a regular o colesterol e açúcar do sangue. 

A melhor forma de tomar este alimento é incorporá-lo nas refeições, consumindo-o pelo menos 2 vezes por semana. Nas lojas de produtos naturais também se pode encontrar as suas folhas para realizar infusões ou cápsulas para ingerir e melhorar o estado do fígado.

Veja também quais os sintomas de problemas no fígado e que alimentos deve incluir na sua dieta:

Confira uma lista completa dos principais sintomas que podem indicar problemas no fígado.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde em Abril de 2021. Revisão clínica por Manuel Reis, Enfermeiro em Abril de 2021.
Mais sobre este assunto: