6 banhos de assento para candidíase

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

Os banhos de assento para candidíase, como de bicarbonato de sódio ou o de chá de camomila, possuem ação antifúngica e antimicrobiana, impedindo o crescimento excessivo do fungo causador da candidíase, a Candida albicans, e, por isso, ajudam a aliviar os sintomas de irritação, coceira, vermelhidão, inchaço ou corrimento, por exemplo.

A candidíase é uma infecção causada pela proliferação excessiva do fungo do gênero Candida, principalmente na região genital, causando sintomas como dor e ardor ao urinar ou coceira intensa, mas também pode acontecer em outras partes do corpo. Saiba identificar os sintomas da candidíase.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os banhos de assento são uma boa opção para aliviar os sintomas da candidíase, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

1. Bicarbonato de sódio

O banho de assento de bicarbonato de sódio ajuda a combater a candidíase, porque diminui a acidez da vagina, impedindo o crescimento e a proliferação da Candida albicans, aliviando os sintomas da doença, como coceira e irritação.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 2 litro de água morna fervida ou filtrada.

Modo de preparo:

Diluir bem o bicarbonato de sódio na água morna e fazer o banho de assento colocando esta solução no bidê ou numa bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar e ficar em contato com esta água por  15 a 20 minutos. Recomenda-se fazer este banho de assento 2 vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas.

2. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é outra boa opção para fazer banho de assento para candidíase, pois contém ácido lático e gálico, compostos com ação antimicrobiana e antifúngica que ajudam a aliviar os sintomas de coceira, corrimento, vermelhidão e inchaço causados pela candidíase.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e, ao amornar, diluir o vinagre de maçã. Colocar a mistura em uma bacia ou banheira. Após fazer a higiene íntima, sentar e fazer o banho de assento por 20 minutos 1 vez ao dia.

Cuidados no uso: Este banho de assento não deve ser usado por mulheres grávidas.

3. Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca, conhecido também como tea tree, tem ação antifúngica e antisséptica, podendo ser usado em banhos de assento para ajudar a diminuir alguns sintomas da candidíase, como coceira e ardência. Conheça outros benefícios do óleo essencial de melaleuca.

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 1 litro de água morna.

Modo de preparo:

Em uma bacia, diluir o óleo essencial de melaleuca na água morna e, após a higiene íntima, fazer o banho de assento por 20 minutos 1 vez ao dia.

Cuidados no uso: este banho de assento não deve ser usado por mulheres grávidas.

4. Chá de barbatimão

O barbatimão é uma planta rica em flavonoides e taninos, que são compostos bioativos com propriedades antifúngica e adstringente, sendo, por isso, indicada para complementar o tratamento da candidíase em banhos de assento. Entenda como o barbatimão ajuda a combater a candidíase.

Ingredientes:

  • 20g de cascas de barbatimão seco;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água e as cascas de barbatimão em uma panela e ferver por 15 minutos. Tampar a panela e deixar amornar. Coar o chá e misturar com um pouco mais de água para encher uma bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar sobre a água por 20 minutos 1 vez ao dia.

Cuidados no uso: esse banho de assento não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

5. Chá de camomila

O chá de camomila contém flavonoides e óleos essenciais com ação antifúngica e antimicrobiana que ajudam a eliminar a Candida albicans, aliviando os sintomas de coceira, inchaço, irritação ou desconforto na região íntima, sendo uma boa opção de banho de assento para complementar o tratamento da candidíase.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de folhas de camomila seca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e apagar o fogo. Adicionar as flores de camomila à água, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Coar a infusão e transferir para uma bacia. Após a higiene íntima, fazer o banho de assento por 15 a 20 minutos, pelo menos 1 vez ao dia.

6. Tomilho e alecrim

O banho de assento de tomilho e alecrim é rico em substâncias antifúngicas, como timol, carvacrol e cânfora, que agem impedindo a multiplicação de fungos, especialmente a Candida albicans, ajudando a reduzir o desconforto e a inflamação na região íntima, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para a candidíase.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de chá de tomilho seco;
  • 2 colheres de chá de alecrim seco.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar a água para ferver e apagar o fogo. Adicionar as folhas de alecrim e tomilho, tampar a panela e deixar descansar por 10 minutos. Coar a infusão e, após a higiene íntima, fazer o banho de assento, colocando a mistura em uma bacia ou banheira, 2 vezes ao dia, até melhorar os sintomas.

Cuidados no uso: o banho de assento de alecrim não é indicado para gestantes e pessoas com dermatites ou dermatoses.

Vídeos relacionados